Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/9875
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Um estudo de caso sobre aspectos do conhecimento profissional de professoras que ensinam Geometria em turmas de quarta série
Título(s) alternativo(s): A research of point about subjects of teacher s professional knowledge that teach geometry to fourth level class
metadata.dc.creator: Dumont, Armando Horta
metadata.dc.contributor.advisor1: Bairral, Marcelo Almeida
metadata.dc.description.resumo: Essa investigação trata de questões relativas ao conhecimento profissional de professoras que ensinam Geometria em turmas de quarta série. Especificamente, identificamos e analisamos aspectos (concepções, elementos curriculares e conceituais) que emergiram quando as docentes ensinavam geometria em turma de quarta série. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras do Ensino Fundamental que trabalham em Escolas Municipais da cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Foram utilizadas as seguintes estratégias para coleta de dados: aplicação de questionários, observação, entrevistas, análise documental e diário de campo. O estudo ressalta que aprendizagem da geometria nas séries iniciais acontece com maior dinâmica tendo como suporte a observação e a manipulação de objetos. Outro ponto a ser destacado é que o conhecimento profissional das professoras em Geometria é oriundo das práticas pedagógicas desenvolvidas no dia-a-dia e, que mesmo com pouca experiência nessa área da matemática, as docentes, tendo o livro didático como suporte didático principal, ousaram a implementar práticas mais inovadoras em geometria.
Resumo: This research is concerning professional knowledge from teachers who teach Geometry to the fourth grade. Specifically, the study identifies and analyzes aspects (conceptions, curriculum elements and concepts) that appeared in teachers Geometry practice. The investigation was implemented with two teachers from Elementary School at municipal schools in São João Evangelista, Minas Gerais. We used the following strategies to collect the data: application of questionnaires; observation; interview; documentary analysis; notes on the researcher diary. The research highlights the importance of observation and material manipulation for the teaching at primary level. It was identified that the teacher s professional knowledge about Geometry comes from pedagogic practices, daily. Despite a little experience at this subject of mathematic the teacher s used the textbook as a principal source and ventured to employ innovatory practices in Geometry.
Palavras-chave: matemática
geometria
séries iniciais
conhecimento profissional
Educação Agrícola
mathematics
geometry
primary level
professional knowledge
Agricultural Education
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: DUMONT, Armando Horta. Um estudo de caso sobre aspectos do conhecimento profissional de professoras que ensinam Geometria em turmas de quarta série. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9875
Data do documento: 13-Fev-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008 - Armando Horta Dumont.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.