Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/9732
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | Educação profissional e empreendedorismo: um estudo sobre o processo ensino aprendizagem na elaboração de projetos sociais |
Otros títulos: | Professional education and entrepreneurship: a study on the teaching-learning process in the elaboration of social projects |
metadata.dc.creator: | Oliveira, André Teixeira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Monteiro, Rosa Cristina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pletsch, Talita Aparecida |
metadata.dc.description.resumo: | A partir da primeira década do século XXI o tema Empreendedorismo ganhou visibilidade e expressão, despertando grande interesse ao campo das pesquisas sociais e, em especial a área da educação. O Empreendedorismo deixou de ser visto apenas pelo viés de simples ferramenta voltada ao desenvolvimento econômico e passou a ser estudado por seu potencial papel de transformação de sujeitos, surgindo assim o conceito de Empreendedorismo Social. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras voltadas ao campo social, através da perspectiva de uma educação empreendedora para a elaboração de projetos que visem o bem-estar social da comunidade, bem como ações de sustentabilidade ambiental. A pesquisa foi realizada com os alunos formandos do ano de 2019 do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do IFES – Campus Montanha, que resultou na elaboração de cinco projetos sociais. Este estudo evidenciou que a contribuição do ensino do Empreendedorismo vai além do desenvolvimento de competências empreendedoras, demonstrando a sua relevante função na formação de sujeitos idealizadores capazes de promover ações que podem trazer significativas mudanças e transformações para a sociedade |
Resumen: | From the first decade of the 21st century, the theme of Entrepreneurship gained visibility and expression, arousing great interest in the field of social research and, especially in the area of education. Entrepreneurship has ceased to be seen only through the bias of a simple tool aimed at economic development and has been studied for its potential role in transforming individuals, thus giving rise to the concept of Social Entrepreneurship. In this context, the objective of this research was to provide students with the development of entrepreneurial skills aimed at the social field, through the perspective of an entrepreneurial education for the development of projects aimed at the social well-being of the community, as well as environmental sustainability actions. The research was carried out with the graduating students of the year 2019 of the Technical Course in Administration integrated to the High School of IFES - Campus Montanha, which resulted in the elaboration of five social projects. This study evidenced that the contribution of the teaching of Entrepreneurship goes beyond the development of entrepreneurial skills, demonstrating its relevant function in the formation of idealizing subjects capable of promoting actions that can bring significant changes and transformations to society |
Palabras clave: | Empreendedorismo social Educação empreendedora Desenvolvimento social Metodologia ativa Social Entrepreneurship Entrepreneurial Education Social Development Active Methodology |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Agronomia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | OLIVEIRA, André Teixeira. Educação profissional e empreendedorismo: um estudo sobre o processo ensino aprendizagem na elaboração de projetos sociais. 2020. 62 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica , 2020 . |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9732 |
Fecha de publicación: | 24-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - André Teixeira Oliveira.pdf | 2020 - André Teixeira Oliveira | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.