Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/9563
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Trabalhadores da carne: mundo do trabalho e conflitos de classe na charqueada/frigorífico São Domingos em Jaguarão-RS (1950-1980)
Other Titles: Meat workers: world of work and class conflicts in the São Domingos’ charqueada/meatpacking in Jaguarão-RS (1950-1980)
metadata.dc.creator: Cereda, Allan Mateus
metadata.dc.contributor.advisor1: Fortes, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Fortes, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Popinigis, Fabiane
metadata.dc.contributor.referee3: Fontes, Paulo Roberto Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação aborda as relações laborais, condições de vida dos trabalhadores e a organização produtiva na charqueada/frigorífico São Domingos, localizada na zona rural de Jaguarão/RS, entre os anos de 1950 e 1980. Neste trabalho, analisamos, em perspectiva histórica, a sobreposição de uma indústria frigorífica moderna sobre uma charqueada com o intuito de compreender as particularidades em termos de processos de trabalho e formação social. As transformações estruturais alteraram as determinações objetivas de classe nas vidas dos trabalhadores ao infligirem uma lógica disciplinar fabril com aumento da intensidade do trabalho, do controle do tempo e a restrição do acesso à carne para alimentação. A pesquisa foi realizada, principalmente, a partir de documentos administrativos da Cooperativa de Carnes da Zona Sul Ltda e entrevistas feitas com trabalhadores da unidade produtiva. O problema central desta pesquisa é entender os conflitos de classe no contexto de uma história vista de baixo para cima. A apropriação da carne possuiu destaque nas estratégias desenvolvidas pelos trabalhadores. Debateremos algumas dimensões e significados para aqueles que o faziam a fim de esmiuçar a partir de quais referenciais eram fundamentadas as resistências dos trabalhadores em um novo contexto de exploração e dominação.
Abstract: with increased work intensity, time control and restricted access to meat as part of the workers alimentation. The research was based mainly on the analysis of administrative documents of the Cooperativa de Carnes da Zona Sul Ltda. and on interviews with workers from the production plant. The central problem of this research is to understand class conflicts in the context of a bottom-up story. The meat appropriation stood out as one of the main strategies developed by the workers. We will discuss some dimensions and meanings for those workers who did so and scrutinize which references these workers' resistances were based on, within a new context of exploitation and domination.
Keywords: Charqueada
Frigorífico
Jaguarão
Trabalho
Trabalhadores
Mundos do trabalho
Conflitos de classe
Charqueada (jerked beef processing plants)
Meat-processing plant
Work
Workers
Worlds of work
Class conflicts
metadata.dc.subject.cnpq: História
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: CEREDA, Allan Mateus. Trabalhadores da carne: mundo do trabalho e conflitos de classe na charqueada/frigorífico São Domingos em Jaguarão-RS (1950-1980). 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9563
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Allan Mateus Cereda.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.