Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/9365
metadata.dc.type: Dissertação
Título: O Deus encarnado: Giotto e a estigmatização de São Francisco no trecento italiano
Otros títulos: The incarnated God: Giotto and the stigmatization of Saint Francis in the Italian 13th century
metadata.dc.creator: Santos, Mayara Fernanda Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Berriel, Marcelo Santiago
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Amaral, Clínio de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Berriel, Marcelo Santiago
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Fábio Henrique
metadata.dc.contributor.referee3: Bertarelli, Maria Eugênia
metadata.dc.description.resumo: A imagem cristã medieval está no centro desta pesquisa. Entende-se que a imagem tem seu lugar de produção, como também é destinada a um fim, no qual todos os elementos constitutivos desta colaboram na construção de um social. A imagem medieval cristã tem como fim elevar o homem ao sobrenatural, ou seja, ela é mediadora da relação entre o o homem e o divino. Na Baixa Idade Média na Europa ocidental, o cristianismo se torna uma "religião das imagens". Utilizamos as imagens da estigmatização de são Francisco de Assis de Giotto feitas entre o final do século XIII e início do século XIV no Norte da Itália a fim de refletir como estas contribuem na construção de uma nova espiritualidade na Idade Média cujo centro é Cristo. Podemos afirmar que a estigmatização de São Francisco põe fim, ou pelo menos minimiza, o caráter abstrato do cristianismo, pois deixa o campo da especulação teológica e se concretiza nos estigmas do santo. Giotto é o primeiro pintor que se destaca na representação, de forma única em seu tempo, desta importante modificação na espiritualidade, porque, de certa forma, permitiu, através da noção medieval de transitus, a todos aqueles que visualizassem a imagem/objeto vivenciar a experiência do santo.
Resumen: The medieval Christian image is at the core of this research. One understands that the image has its place of production, as also is destined to a goal in which all its constitutive elements collaborate for the construction of a social. The medieval Christian image has as its end the elevation of man to the supernatural, i.e., it is a mediator in the relation between man and divine. In the Low Middle Ages of Western Europe, Christianism turns into a “image’s religion”. We use the stigmatization images of Francis of Assisi made by Giotto between the end of 13th century and beginning of 14th century in the North of Italy with the purpose of meditate how these contribute to the construction of a new spirituality in the Middle Ages whose center is Christ. We can affirm that the stigmatization of Saint Francis puts an end, or at least reduces to a minimum, the abstract character of Christianism, since it leaves the field of theological speculation and materializes in the stigmas of the saint. Giotto is the first painter who stands out in representation, in a unique way of his time, of this important modification of spirituality, since, by certain way, he enabled, through the medieval notion of transitus, that everyone who see the image/object could live the saint’s experience.
Palabras clave: Imagem
Espiritualidade
Estigmatização
Image
Spirituality
Stigmatization
metadata.dc.subject.cnpq: História
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: SANTOS, Mayara Fernanda Silva dos. O Deus encarnado: Giotto e a estigmatização de São Francisco no trecento italiano. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9365
Fecha de publicación: 8-feb-2017
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017 - Mayara Fernanda Silva dos Santos.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.