Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8889
metadata.dc.type: TCC
Título: Focos de calor e cicatrizes de incêndios no Parque Estadual Encontro das Águas, Mato Grosso, Brasil
Autor: Barbosa, Geovane
Resumen: Atualmente as queimadas no Brasil vêm se intensificando cada vez mais e o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto são de grande importância para o mapeamento dos incêndios florestais. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise dos focos de calor no período de 2012 a 2020 e das cicatrizes provocada pelos incêndios florestais no período de 2018 a 2020 do Parque Estadual do Encontro das Águas (PEEA), Mato Grosso, Brasil. As análises dos focos de calor foram elaboradas usando o software QGIS 3.16.14. Foi aplicada a exclusão dos focos de calor redundantes captados por diferentes satélites e obtidos na mesma data. Para a análise das cicatrizes foi calculado um índice de queimadas (NBR - Normalized Burn Ratio) dos três últimos anos, obtidos de imagens do satélite Sentinel 2 onde todo o processamento foi realizado com o complemento Semi-Automatic Classification Plugin (SCP). Foram utilizados também dados de precipitação, os quais foram correlacionados com as variáveis dos focos de calor, com base no coeficiente de Pearson. Após a exclusão dos dados durante os nove anos estudados, foi contabilizada por 884 focos de calor, sendo que os anos de 2015, 2019 e 2020 obtiveram 92% dos focos de calor. A análise estatística da relação dos focos de calor com a precipitação total obteve um coeficiente de correlação fraco (-0,56). Além disso, foram elaborados mapas da distribuição dos focos de calor dos respectivos anos em estudos para melhor visualização, e obtidas às médias do NBR para os limites do PEEA as quais obtiveram valores bem representativos, onde em 2018 a média foi 0,60124, em 2019 foi de 0,38230 e em 2020 foi de -0,18396. Conclui-se que, o uso do geoprocessamento e o sensoriamento remoto foi de extrema importância para a análise dos focos de calor, o método da exclusão mostrou-se eficiente para a redundância dos focos de calor, o quantitativo de focos de calor apresentou uma correlação significativa com relação a precipitação total anual, a análise de NBR para os três últimos anos mostrou-se importante para a visualização das cicatrizes provocadas pelos incêndios florestais. Os satélites NOAA 20 e NPP-375 obtiveram uma enorme importância nessa análise, ambos com a menor resolução espacial.
Palabras clave: Sensoriamento remoto
Incêndios florestais
Geoprocessamento
Citación: BARBOSA, Geovane. Focos de calor e cicatrizes de incêndios no Parque Estadual Encontro das Águas, Mato Grosso, Brasil. 2022. 30 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8889
Fecha de publicación: abr-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GEOVANE BARBOSA.pdf1.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.