Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8887
metadata.dc.type: TCC
Título: Eficiência de herbicidas pré-emergentes no controle de plantas daninhas para restauração florestal
Autor(es): Oliveira, Endel Baptista Ignácio de
Resumo: A presença de plantas herbáceas em áreas de restauração florestal pode ocasionar prejuízos aos povoamentos plantados devido à competição, resultando na diminuição da captação dos recursos necessários ao crescimento das espécies arbóreas, surgindo a necessidade de estratégias de controle. Objetivou-se avaliar, por meio da fitossociologia, a eficiência de quatro herbicidas pré-emergentes no controle de plantas daninhas na formação de povoamentos com espécies arbóreas em área de restauração florestal. O estudo foi conduzido em área experimental adjacente ao Instituto de Florestas, localizado na UFRRJ, município de Seropédica-RJ, adotando espaçamento das covas de 4,5 x 3,5 m. A aplicação dos herbicidas foi realizada aos cinco dias após o plantio e foram adotados quatro tratamentos e uma testemunha: T1– aplicação de Indaziflam; T2 – aplicação de Oxyfluorfen; T3 – aplicação de Isoxaflutole e T4 – aplicação de Flumioxazina e T0 - testemunha. Todos os herbicidas foram aplicados apenas na linha de plantio, onde cada tratamento caracterizou uma linha e o tratamento testemunha nas entrelinhas. Após 90 dias de aplicação, foi realizado levantamento fitossociológico das plantas espontâneas para os cinco tratamentos. Observou-se a presença de três espécies de plantas daninhas com valor de importância para reflorestamento na área, sendo elas Panicum maximum, Urochloa decumbens e Urochloa plantaginea. Dentre os quatro herbicidas utilizados, o herbicida à base de Flumioxazina apresentou maior eficiência no controle das três espécies na linha onde foi aplicado, os herbicidas Indaziflam, Isoxaflutole e Oxyfluorfen também se mostraram eficientes no controle de U. decumbens e P. maximum, mas foram ineficientes no controle de U. plantaginea.
Palavras-chave: Reflorestamento
Plantas invasoras
Ingredientes ativos de herbicidas
Silvicultura
Espécies arbóreas
Citação: OLIVEIRA, Endel Baptista Ignácio de. Eficiência de herbicidas pré-emergentes no controle de plantas daninhas para restauração florestal. 2022. 25 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8887
Data do documento: 20-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENDEL BAPTISTA IGNÁCIO DE OLIVEIRA.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.