Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8880
metadata.dc.type: TCC
Título: Produção de mudas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong com polímero hidroretentor
Autor: Pereira, Felipe Santana
Resumen: Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses crescente de polímero hidrorretentor misturados ao substrato, na produção de mudas de Enterolobium contortisiliquum, visando reduzir o volume de irrigação sem afetar o crescimento das mudas. O experimento foi conduzido no viveiro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro de 2021. Para a produção das mudas, adotou-se delineamento inteiramente casualizado com quatro doses do polímero hidrorretentor (0, 3, 6 e 9 kg m-3 ) em tubetes de 280 cm³, com mesmo substrato e regime de fertilização, sob sistema de irrigação por gotejamento, utilizando um controlador automático simplificado de baixo custo. A mensuração da altura da parte aérea ocorreu entre 12-54 dias e do diâmetro de coleto aos 54 dias. Todas as variáveis avaliadas foram submetidas à análise de variâncias e de regressão. Os dados obtidos do tratamento com 9 kg m-3 foram comprometidos devido a falha no sistema de acionamento da irrigação. A análise de variâncias apresentou efeito significativo para as doses de polímero hidrorretentor para os parâmetros altura (Fc = 12,237; p>0,01) e diâmetro do colo (Fc = 6,294; p>0,01) aos 54 dias após a repicagem. Não foi obtido ajuste de modelo matemático para as doses de polímero hidrorretentor para altura e diâmetro do colo, devido aos valores inesperados da dose de 9 kg m-3 , que foram menores devido a falha no sistema de irrigação. Em função da capacidade de absorção e da liberação gradual de água do polímero hidrorretentor, houve redução do consumo de água para a espécie Enterolobium contortisiliquum, de 38% e 20%, para os tratamentos com 6 e 3 g kg m-3 comparado ao tratamento sem adição polímero. Em função da falha do acionador de irrigação do tratamento com 9 kg m-3 , foi possível observar a capacidade do polímero hidrorretentor, em promover o retardamento de todos os sintomas de déficit hídrico.
Palabras clave: Hidrogel
Timbaúva
Tamboril
Viveiros florestais
Recursos hídricos
Citación: PEREIRA, Felipe Santana. Produção de mudas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong com polímero hidroretentor. 2021. 25 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8880
Fecha de publicación: 15-dic-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FELIPE SANTANA PEREIRA.pdf497.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.