Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8822
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Mapeamento de quedas de árvores e galhos em áreas públicas do município do Recife
Autor: Santos, Élida Dias
Resumen: O crescimento das cidades acarreta constantes modificações no ambiente, construindo um cenário densamente ocupado, repleto de interferências como postes, cabeamentos, pavimentação que influenciam diretamente no desenvolvimento da arborização urbana de uma cidade. Este estudo teve como objetivo o mapeamento de quedas de árvores e galhos, registradas no ano de 2021, na Cidade do Recife, utilizando ferramentas geoespaciais gratuitas como o Google Maps e Google Street View, para georreferenciar os eventos de queda e facilitar a leitura espacial sobre esses eventos. O software QGis foi utilizado para elaboração dos mapas, possibilitando uma compreensão mais rápida da distribuição dos eventos no município, contribuindo assim para a tomada de decisões.Em 2021, 540 demandas foram registradas no banco de dados do Sistema de Gerenciamento de Demandas – SGDE, da Prefeitura do Recife. Desse total, 285 foram identificadas como quedas de árvores, 242 como quedas de galhos e 13 como registros falsos. As três espécies com maior ocorrência identificadas neste estudo foram o Ficus (Ficus sp.), o Oitizeiro (Licania Tomentosa) e a Siamea (Senna Siamea). Juntas, essas três espécies representam, aproximadamente, 25% das espécies identificadas envolvidas em eventos de queda de árvore ou galhos. Observa-se ainda que a maior concentração de eventos está na porção centro nordeste do município, onde a ocupação urbana é mais densa. A sazonalidade também se mostrou um fator importante a ser considerado, visto que o número de quedas é mais alto no período chuvoso. Os resultados além de demonstrarem que ferramentas geoespaciais podem ser importantes aliadas no planejamento de ações de manejo na arborização urbana, visto que possibilitam especializar quali-quantitativamente eventos de queda, sugerem que para avaliar esses eventos e planejar ações, faz-se necessário considerar diferentes aspectos como as estações do ano e fatores ambientais.
Palabras clave: Arborização urbana
Ferramentas geoespaciais
Planejamento urbano
Citación: SANTOS, Élida Dias. Mapeamento de quedas de árvores e galhos em áreas públicas do município do Recife. 2022. 60 f. Monografia (Pós-graduação em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8822
Fecha de publicación: 7-dic-2022
Aparece en las colecciones:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ÉLIDA DIAS SANTOS.pdf2.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.