Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8819
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Title: Análise sobre a presença de dendro-microhábitats em um parque urbano na cidade de São Paulo
Authors: Valencia, Francisco Fernando Padilla
Abstract: Dendro-microhábitats relacionados a árvores (daqui em diante TreM) tem sido analisado em diversos frentes em florestas da Europa, onde têm sido amplamente catalogados e reconhecidos como substratos e estruturas importantes para a biodiversidade em florestas comerciais e protegidas, e que estão recebendo atenção crescente em manejo, conservação e pesquisa. Nos trópicos este tipo de trabalhos é pouco estudado e é uma questão de interesse recente, uma vez que os TreM representam potenciais indicadores indiretos para as espécies especializadas que os utilizam como substrato ou habitat pelo menos durante parte de seu ciclo de vida. No entanto, há uma ampla gama de interpretações diferentes sobre o que exatamente constitui um TreM e quais características específicas devem ser pesquisadas no campo. Numa tentativa de harmonizar futuros inventários de TreM, propomos uma definição e uma tipologia de tipos de TreM presentes em árvores vivas e mortas em árvores urbanas na cidade de São Paulo. O objetivo é levantar a informação necessária para determinar a importância dos dendro-microhábitats com as relações ecológicas de fauna e flora epífita que fazem uso desse ecossistema. Além de determinar as metodologias adequadas para seu inventario, propomos o uso de análises visuais das árvores e dos TerM através do uso das técnicas de escalada em árvores. A tipologia está estruturada em torno de sete formas básicas de acordo com as características morfológicas e relevância para a biodiversidade: i) cavidades, ii) lesões e ferimentos / madeira exposta, iii) madeira morta na copa, iv) excrescências, v) esporóforos de fungos e mixomicetos, vi) estruturas epífitas e epixílicas, e parasitas vii) exsudações. A tipologia é então detalhada em 20 grupos e 64 tipos com uma estrutura hierárquica que permite que a tipologia seja usada para diferentes propósitos. Se demostrou conjuntamente a importância destes dendro-microhábitats no uso da fauna e flora local, sendo detalhado um inventario das espécies associadas, e as principais caraterísticas estruturais das árvores tanto naturais como antrópicas, para a presença de TreM, assim como das interações ecológicas existentes. Finalmente, este trabalho enfatiza a necessidade de mais pesquisas sobre TreM em florestas tropicais e em ambientes urbanos, os quais apresentam uma dinâmica muito diferente a florestas naturais, procurando entender melhor sua dinâmica e sua ligação com a biodiversidade, a fim de integrar mais plenamente o monitoramento de TreM, a conservação de árvores veteranas e o manejo adequado de árvores urbanas.
Keywords: Dendro-microhábitats
Arborismo
Fauna
Flora epífita
Citation: VALENCIA, Francisco Fernando Padilla. Análise sobre a presença de dendro-microhábitats em um parque urbano na cidade de São Paulo. 2023. 42 f. Monografia (Especialização em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8819
Issue Date: 7-Jun-2023
Appears in Collections:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO FERNANDO PADILLA VALENCIA.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.