Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8813
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Lodo de esgoto na composição de substrato para produção de mudas de Peltophorum dubium Benth., para arborização urbana
Autor(es): Oliveira, Lázaro Ribeiro de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade do uso de lodo de esgoto oriundo da Estação de tratamento da EMBASA de Vitória da Conquista -BA, na composição de substrato para produção de mudas de Peltophoum dubium Benth, visando a arborização urbana. Os tratamentos foram: T1 – substrato formado por 75% de terra + 25% de esterco + 3kg/m3 de NPK 4- 14 -8; T2 – substrato formado por 75% de terra + 25% biossólido + 3Kg/m3 de NPK 4-14-8; T3 – substrato formado por 50% de terra + 50% de biossólido ;T4 – substrato formado por 25% de terra + 75% de biossólido; T5 – substrato formado por 100% de biossólido. Aos 150 dias após a semeadura, foram usadas aleatoriamente 8 mudas por repetição, totalizando 32 mudas por tratamento. Foi realizada a medição da altura da parte aérea(H), diâmetro do colo (DC), peso de matéria seca da parte aérea (PMSPA) e peso de matéria seca radicular (PMSR) e calculado o índice de qualidade de Dickson – IQD. No tratamento T1 as mudas alcançaram o melhor padrão de qualidade entre os tratamentos avaliados. Entre os tratamentos em que utilizou-se biossólido na composição dos substratos, o tratamento T3, na proporção 50:50, foi o que apresentou melhores resultados. Devido necessidade de reaproveitamento, o biossólido proveniente da estação de tratamento de esgoto de Vitória da Conquista - BA, mostrou-se como uma opção viável para a produção de mudas de Peltophorum dubium para arborização urbana.
Palavras-chave: Viveiro florestal
Qualidade de mudas
Canafístula
Citação: OLIVEIRA, Lázaro Ribeiro de. Lodo de esgoto na composição de substrato para produção de mudas de Peltophorum dubium Benth., para arborização urbana. 2023. 26 f. Monografia (Especialização em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8813
Data do documento: 6-Abr-2023
Aparece nas coleções:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÁZARO RIBEIRO DE OLIVEIRA.pdf824.3 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.