Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8803
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Protocolo para o controle da espécie invasora Archontophoenix cunninghamiana (H. Wendl.) H. Wendl. & Drude em um remanescente urbano de Mata Atlântica em São Paulo/SP
Autor(es): Santos, Nicolas Nathan dos
Resumo: Invasões biológicas são, atualmente, uma das maiores problemáticas ambientais que impactam negativamente na biodiversidade, serviços ambientais e, consequentemente, na economia. A recuperação de ambientes sob invasão requer um planejamento adequado que atue no controle de espécies invasoras. Para atingir tal objetivo, os protocolos de manejo são importantes ferramentas que auxiliam na tomada de decisões e na efetividade no manejo. O Parque Municipal Vila dos Remédios, localizado na cidade de São Paulo/SP, é composto por um remanescente urbano de Mata Atlântica que atualmente se encontra sob invasão biológica ocasionada pela palmeira Archontophoenix cunninghamiana. Trabalhos indicam que esta espécie apresenta alta capacidade invasora em remanescentes perturbados de Mata Atlântica, ocupando, em curtos períodos de tempo, o espaço físico e ecológico de espécies nativas. Com o objetivo de se controlar a população de A. cunninghamiana no Parque, foi proposto um protocolo de manejo. O protocolo foi baseado e adaptado de trabalhos especializados encontrados na literatura. O manejo proposto utiliza-se de dois métodos de controle: o mecânico e o químico. O manejo mecânico foi indicado para indivíduos de pequeno porte (altura inferior a 2 m) através de corte do meristema apical ou arrancamento de mudas. Enquanto indivíduos de médio e grande porte (altura superior a 2 m) foi indicado o controle químico através da injeção de glifosato no estipe (caule). Foram discutidos a eficiência, limitações e impactos dos dois métodos de controle, e proposto as formas adequadas de destinação dos resíduos gerados, incluindo frutos. Algumas listas contendo nomes de espécies nativas do município de São Paulo foram indicadas, pensando na restauração ecológica do Parque após o manejo da palmeira invasora.
Palavras-chave: Manejo de espécie invasora
Parque Municipal Vila dos Remédios
Restauração ecológica
Citação: SANTOS, Nicolas Nathan dos. Protocolo para o controle da espécie invasora Archontophoenix cunninghamiana (H. Wendl.) H. Wendl. & Drude em um remanescente urbano de Mata Atlântica em São Paulo/SP. 2022. 55 f. Monografia (Especialização em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8803
Data do documento: 21-Set-2022
Aparece nas coleções:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLAS NATHAN DOS SANTOS.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.