Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8792
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Title: Comparação entre métodos geofísicos e a tomografia sônica aplicados na análise de troncos e raízes de árvores
Authors: Santos, Vinicius Rafael Neris dos
Abstract: A arborização urbana traz diversos benefícios, tanto estéticos como funcionais à população e ao meio ambiente. Porém, a falta de planejamento adequado com a escolha da espécie e as formas de manutenção e manejo, resultam na ocorrência de conflitos com a infraestrutura existente e transtornos sociais, como a queda de árvores, resultando em danos patrimoniais e até perda de vidas. Os critérios existentes para o diagnóstico da condição da sanidade limitam-se muitas vezes a avaliações visuais, sem informações sobre as condições internas de troncos ou da distribuição do sistema radicular no subsolo. O presente trabalho apresenta uma comparação das ferramentas disponíveis para tais análises, de troncos e raízes de árvores, através dos métodos geofísicos GPR (Ground Penetrating Radar) e eletrorresistividade (ER) e com o tomógrafo de impulso mecânico e resistógrafo. Foram analisados seis troncos árvores, localizados no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre as espécies de eucalipto (Eucalyptus sp.) e de munguba (Pachira aquática Aubl.). Nestas árvores foram realizadas as aquisições de dados com o tomógrafo de impulso mecânico, resistógrafo, GPR (antena de 1600 MHz) e eletrorresistividade. Já para a avaliação das raízes, foram selecionadas no Campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) três árvores, sendo duas seringueiras (Havea brasiliensis L.) e um abricó de macaco (Couroupita guianensis Aubl.), onde foram adquiridos os dados com o tomógrafo de impulso mecânico e GPR (antena de 900 MHz). Pelos resultados obtidos nos troncos foi possível estabelecer poucas relações entre as metodologias utilizadas e suas respectivas propriedades físicas, tanto para uma análise qualitativa (visual da imagem gerada), quanto para quantitativa com a interpretação dos valores obtidos, pois mostram diferentes características da madeira estudada. Para as raízes, foi possível determinar uma região de ocorrência com o tomógrafo, obtendo as velocidades de propagação da onda mecânica e inferindo sua qualidade. Por outro lado, o método GPR é mais adequado para a discretização destas estruturas, através da profundidade de ocorrência e diâmetro.
Keywords: GPR
Eletrorresistividade
Tomografia sônica
Resistógrafo
Avaliação não destrutiva
Citation: SANTOS, Vinicius Rafael Neris dos. Comparação entre métodos geofísicos e a tomografia sônica aplicados na análise de troncos e raízes de árvores. 2022. 54 f. Monografia (Especialização em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8792
Issue Date: 14-Oct-2022
Appears in Collections:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS RAFAEL NERIS DOS SANTOS.pdf5.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.