Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8791
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Avaliação visual de risco: um estudo de caso sobre queda de árvores em borda de fragmento florestal
Autor(es): Santos, Wiclef Barros dos
Resumo: A seleção de espécies na restauração florestal em áreas urbanas deve ocorrer de forma criteriosa levando em consideração principalmente a avaliação de riscos nas bordas dos fragmentos florestais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação visual de risco emergencial para identificar a probabilidade de falha em indivíduos da espécie Schizolobium parahyba (Vell.) Blake em um fragmento florestal localizado em uma área urbana na região metropolitana do Vale do Paraíba, São Paulo. O estudo foi conduzido em um fragmento florestal localizado em um condomínio industrial. A avaliação de risco emergencial foi realizada de acordo com as normas da ABNT de nível dois após o pivotamento de um indivíduo de S. parahyba em borda do fragmento florestalsobre o canteiro de obras do empreendimento. Medições dendrométricas foram realizados nos indivíduos arbóreos e as avaliações do estado das árvores e os possíveis alvos. Foram avaliados 47 indivíduos de S. parahyba que apresentavam diâmetro médio de 56 cm e altura total média de 26 m, destes três indivíduos pivotaram sem danos aparentes nas árvores, apenas um indivíduo apresentava as raízes danificadas e 20 indivíduos apresentavam algum risco eminente de queda por pivotamento, sendo recomendada que fossem propostos manejos emergenciais para redução dos danos que poderiam ser ocasionados como desativação do canteiro de obras, placas de sinalização proibindo o estacionamento nas vias próximas as bordas do fragmento, supressão das árvores que apresentavam maior probabilidade de pivotamento e medidas compensatórias de acordo com as condicionantes do órgão ambiental. Este estudo fornece evidências para que profissionais da área de arborização urbana não selecionem S.parahyba para a composição de bordas de fragmentos florestais em locais com alvos frequentes.
Palavras-chave: Restauração florestal
Arborização urbana
Schizolobium parahyba
Citação: SANTOS, Wiclef Barros dos. Avaliação visual de risco: um estudo de caso sobre queda de árvores em borda de fragmento florestal. 2023. 27 f. Monografia (Especialização em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8791
Data do documento: 24-Mai-2023
Aparece nas coleções:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WICLEF BARROS DOS SANTOS.pdf680.86 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.