Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8788
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Gestão de resíduos da arborização urbana e paisagismo e suas implicações no controle de fitossanidade
Autor(es): Sousa, Elaine Silva de
Resumo: As grandes cidades do Brasil vêm enfrentando problemas ambientais decorrentes do acelerado crescimento urbano, muitas vezes não corretamente planificado, tendo suas estruturas em conflito com as árvores existentes. Tal situação vem causando transtornos diversos, resultando na necessidade de manejos arbóreos mais frequentes. Nesse contexto, torna-se necessário estabelecer uma boa gestão de resíduos da arborização urbana e paisagismo, de modo a mitigar as implicações fitossanitárias decorrentes da geração desses materiais até o seu destino final. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo, analisar os principais problemas relacionados ao descarte de resíduos oriundos do manejo de poda e remoção de árvores da arborização urbana no município de Salvador (BA) e propor a inclusão de instrumentos normativo-legais para Gestão de Resíduos da Arborização Urbana mais adequados com a temática fitossanitária. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica acompanhada de uma análise documental, de artigos científicos, acadêmicos e legais, utilizando materiais publicados até a atualidade, bem como dados oficiais das diversas esferas governamentais. Uma descrição dos principais problemas fitossanitários foi efetuada por estudos de campo, exemplificando casos de detecção in loco, algumas com potencial de disseminação de pragas e doenças quarentenárias. Constatou-se que os principais problemas encontrados por vistorias, relatórios e estudos de caso dos órgãos municipais de Salvador, foram o acometimento de pragas e doenças em espécies arbóreas e ornamentais, problemas de articulação organizacional na destinação final dos resíduos vegetais da arborização. Por fim, é necessária uma avaliação contínua do controle fitossanitário desde a geração, transporte e destinação final dos materiais oriundos das práticas de manejo de arborização, bem como a criação e/ou adaptação de uma legislação específica voltada para a gestão de resíduos da arborização urbana.
Palavras-chave: Arborização urbana
Gestão de resíduos
Fitossanidade
Citação: SOUSA, Elaine Silva de. Gestão de resíduos da arborização urbana e paisagismo e suas implicações no controle de fitossanidade. 2023. 26 f. Monografia (Pós-graduação em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8788
Data do documento: 4-Abr-2023
Aparece nas coleções:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE SILVA DE SOUSA.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.