Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8784
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Evolução do uso e cobertura do solo da floresta dos atletas e entorno a partir de imagens WPM/CBERS 4A, município do Rio de Janeiro
Autor(es): Luiz, Caroline Nunes
Resumo: O bairro de Deodoro, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, carece de arborização urbana. O Parque Radical de Deodoro, onde foi implantada a Floresta dos Atletas em 2019, faz parte da Área de Planejamento 5 da cidade do Rio de Janeiro, e está situado próximo a Floresta do Camboatá e da APA do Gericinó-Mendanha. No município do Rio de Janeiro estão presentes as duas consideradas maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca. As mesmas possuem papel bem importante nos serviços ecossistêmicos oferecidos à população de uma cidade, tais como. conforto térmico, melhoria na qualidade do ar, regulação do clima, melhoria da qualidade da água além da biodiversidade local. Ao avaliar a conectividade entre os pequenos fragmentos florestais urbanos existentes, e a evolução de cobertura arbórea ao longo dos anos, percebe- se a necessidade de utilizar ferramentas de geotecnologias para auxiliar na compreensão do tema e fazer uma avaliação com maior precisão. Uma das formas de caracterizar uma determinada área é através da classificação supervisionada automática utilizando imagens de satélites e processando no software Qgis 3.16 através do algoritmo mínima distância. Foram selecionadas imagens do satélite CBERS 4A/WPM do período seco dos anos de 2020 e 2022 para comparação da evolução de cobertura arbórea desde o período de implantação até hoje. Para esta área foi feita um recorte de 1km do entorno da floresta dos atletas e foram separadas 5 classes, sendo elas. floresta, gramado, infraestrutura, solo exposto e corpo d ́água. Com isso, este estudo teve como objetivo avaliar de forma temporal o uso e ocupação do solo de uma área onde foi implantada a Floresta dos Atletas e seu entorno. A acurácia da classificação supervisionada semiautomática foi dada a partir do índice kappa e de exatidão global. As imagens apresentaram um acerto global das matrizes de confusão variando entre 91% e 97% e índices kappas variando entre 91,36% e 96,20%. Ao comparar as duas imagens do ano de 2020 e 2022, pode-se perceber um aumento da porcentagem de cobertura arbórea. Houve um aumento da classe floresta de 30% para 34%, e uma diminuição da classe gramado 41% e 36%. Com isso, percebe-se que a implantação da Floresta dos Atletas em 2019, junto com suas manutenções ao longo desses 3 anos, colaborou para um aumento de cobertura arbórea tanto do Parque Radical de Deodoro, quanto no entorno.
Palavras-chave: Floresta dos Atletas
Arborização urbana
Sensoriamento remoto
Classificação Supervisionada
Uso e cobertura do solo
Citação: LUIZ, Caroline Nunes. Evolução do uso e cobertura do solo da floresta dos atletas e entorno a partir de imagens WPM/CBERS 4A, município do Rio de Janeiro. 2023. 60 f. Monografia (Pós-graduação em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8784
Data do documento: 6-Abr-2023
Aparece nas coleções:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE NUNES LUIZ.pdf3.62 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.