Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8782
metadata.dc.type: MonografiaEspecializacao
Título: Utilização do clorofilômetro na arborização urbana como ferramenta auxiliar na avaliação de risco
Autor(es): Corabi, Carlo
Resumo: As árvores urbanas constituem infraestrutura estratégica para a manutenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida para a população das cidades, especialmente por aumentar a resiliência das áreas urbanas em relação aos efeitos climáticos adversos. Não obstante, em que pesem os valiosos benefícios ecossistêmicos proporcionados, as árvores também estão sujeitas a tombamentos provocados por causas diversas, muitas delas passíveis de serem diagnosticadas precocemente mediante uma análise de risco eficaz. Na tentativa de evitar a ocorrência de tais eventos, muitos dos quais provocando danos letais, diversas ferramentas têm sido disponibilizadas na elaboração de avaliações de risco. A utilização do clorofilômetro como método auxiliar na análise de risco, direcionada à arborização urbana, foi testada preliminarmente no presente estudo, avaliando-se as condições de vitalidade e fitossanidade de três espécies arbóreas utilizadas no paisagismo urbano: Schinus terebinthifolia, Tabebuia pentaphylla e Cecropia pachystachya. Os dados dos índices SPAD, teor de nitrogênio e densidade equivalente de água (EEA – Equivalent Water Thickness), foram obtidos a partir indivíduos em diferentes condições como: portes e idades variadas, condições de estresse, infectadas por fitopatógenos, e folhas jovens ou adultas. Os parâmetros avaliados através do aparelho mostraram correspondência com os diversos aspectos morfológicos considerados, indicando seu potencial de uso em análises de risco de rotina. O presente estudo, utilizando espécies tropicais de valor paisagístico, foi conduzido de modo exploratório, dada a ausência de dados nesse contexto na literatura nacional. Os resultados ainda que promissores, indicaram a necessidade de uma otimização da metodologia, principalmente no processo de amostragem e na adequação de métodos estatísticos.
Palavras-chave: Arboricultura
Análise de risco
Clorofila
Nutrição vegetal
Fitossanidade
Silvicultura
Vitalidade
Citação: CORABI, Carlo. Utilização do clorofilômetro na arborização urbana como ferramenta auxiliar na avaliação de risco. 2023. 40 f. Monografia (Pós-graduação em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8782
Data do documento: 6-Abr-2023
Aparece nas coleções:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLO CORABI.pdf5.02 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.