Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8761
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise comparativa da produção e plantio de mudas de espécies arbóreas produzidas em tubetes e sacos plásticos
Authors: Gomes, Rodrigo Ferreira
Abstract: Objetivou-se neste trabalho indicar o recipiente mais adequado para produção de mudas de Ceiba speciosa, Enterolobium contortisiliquum, Schinus terebinthifolia e Rapanea ferruginea, com base no crescimento das mudas, estudo de tempo e movimento e comportamento das plantas após o plantio. O estudo foi desenvolvido utilizando tubetes de 280 cm3 e sacos plásticos de 1.200 cm3 que consistiram na produção das mudas, simulação de logística de transporte do viveiro para o campo, estudos de tempo e movimento na operação de plantio e avaliações de campo até 12 meses após o plantio. As avaliações na fase de viveiro consistiram em mensurar altura da parte aérea e o diâmetro do coleto das mudas aos 90, 112 e 135 dias após a semeadura. As mudas das quatro espécies produzidas em sacos plásticos apresentaram altura significativamente superior (P ≥ 0,95) que de tubetes. Para diâmetro do coleto, diferenças significativas foram observadas apenas para S. terebinthifolia e E. contortisiliquum. Pela simulação de transporte verificou-se que o peso médio das mudas provenientes do saco plástico é 3,4 vezes superior em comparação com as produzidas em tubetes, sendo possível transportar cerca de 3 vezes mais mudas de tubete em caminhão de 13,2 m2 . O estudo de tempo e movimento foi realizado em área de topografia suave a ondulada. Foram realizadas 4 repetições de cada atividade para ambos recipientes. Constatouse que as mudas de sacos plásticos demandariam aproximadamente 72% a mais de tempo do que as de tubete para realizar as atividades mensuradas em 1 hectare com 2.500 mudas a serem plantadas. Para a fase de campo, foi adotado o delineamento em blocos casualizados, com quatro blocos sendo cada bloco composto por 4 linhas de plantio, duas com tubetes e duas com saco plástico. O plantio foi realizado com espaçamento de 2 m x 2 m. Constatou-se que aos 12 meses após o plantio em campo houve diferenças estatísticas em altura para E. contortisiliquum e R. ferruginea. Para a variável diâmetro, apenas para R. ferruginea os dados foram significativos (P>0,95). Observou-se que os valores de altura e diâmetro foram superiores nas mudas produzidas em saco plástico, porém a taxa de sobrevivência foi inferior para todas as espécies avaliadas aos 12 meses após o plantio. Para as condições em que foi realizado o experimento, recomenda-se a utilização do tubete 280 cm3 como recipiente para a produção das mudas florestais avaliadas neste trabalho.
Keywords: Recipientes
Rendimentos operacionais
Restauração florestal
Mata Atlântica
Qualidade de mudas
Citation: GOMES, Rodrigo Ferreira. Análise comparativa da produção e plantio de mudas de espécies arbóreas produzidas em tubetes e sacos plásticos. 2020. 28 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8761
Issue Date: 9-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO FERREIRA GOMES.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.