Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8756
metadata.dc.type: TCC
Título: Canavalia ensiformis L. (DC.) como aceiro verde
Autor(es): Oliveira, Gustavo César França de
Resumo: Uma das problemáticas ambientais que se perpetuam durante as décadas no Brasil são os incêndios florestais não naturais, que diminuem a biodiversidade local, afetam os ciclos ambientais e causam prejuízos financeiros a sociedade. Assim, surge a necessidade de aprimoração e aplicação de técnicas silviculturais preventivas, como os aceiros verdes, que visam impedir a propagação de incêndio através do uso de espécies de baixa inflamabilidade. O objetivo deste trabalho foi de testar uso de Canavalia ensiformis L. (DC.) no uso como aceiro verde e verificar eficiência na prevenção e retardamento de incêndios, detalhando seu comportamento sobre condições de queima. Os dados acerca da inflamabilidade da espécie de interesse foram obtidos através de observações dos parâmetros de velocidade de propagação e intensidade do fogo em três ensaios, onde a espécie de interesse foi comparada ao Panicum maximum e as acículas de Pinus caribea. Ensaio 1- combustão de Canavalia ensiformis, Ensaio 2 – determinação teor de umidade e teste de inflamabilidade do Canavalia ensiformis e Ensaio 3 – Teste de cortina de segurança de Canavalia ensiformis. Para isso submeteu-se os três materiais combustíveis a queima em diferentes processos e situações de umidade. Os resultados mostram que Canavalia ensiformis pode ser utilizado como aceiro verde por não ter ocorrido sua queima, devido provavelmente apresentar 75% de suas folhas e ramos constituídos por água e sua baixa inflamabilidade em condições naturais, aos cinco meses após a semeadura. Sugerese mais estudos, para utilização em aceiros, envolvendo distância entre as plantas, número de linhas e largura das faixas.
Palavras-chave: Cortina de segurança
Prevenção de incêndios
Silvicultura preventiva
Citação: OLIVEIRA, Gustavo César França de. Canavalia ensiformis L. (DC.) como aceiro verde. 2023. 26 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8756
Data do documento: 19-Jul-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo César França de Oliveira.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.