Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/8719
metadata.dc.type: TCC
Título: Efeito da incorporação de nanopartículas de Ag na proteção da madeira de Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss.) contra a ação de organismos xilófagos em condições de campo
Autor: Silva, Mariana Mattos da
Resumen: Atualmente o setor madeireiro busca alternativas de produtos e processos que visam aumentar a resistência biológica da madeira, almejando, dessa forma, a otimização do uso desse material. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da incorporação de nanopartículas de Ag na madeira de Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss.) provinda de dois clones distintos PB311 e MDF 180, submetidas à deterioração em campo de apodrecimento e sobre a inibição da ação de térmitas da espécie Nasutitermes macrocephalus. As amostras foram tratadas com nanopartículas de Ag sob três condições de tratamento para cada um dos clones: Sem tratamento (testemunha), vácuo inicial de 30 min com imersão de 6 horas e vácuo inicial de 1 hora com imersão de 6 horas. No ensaio referente ao campo de apodrecimento, observou-se que para as madeiras provindas do clone PB 311, as nanopartículas de prata tiveram efeito relevante na inibição do ataque de organismos xilófagos, visto que as madeiras tratadas com nanopartículas apresentaram-se menos deterioradas em relação às que não receberam nenhum tipo de tratamento. Para as madeiras do clone MDF180, não foi observado agregação de resistência à deterioração, quando tratadas com nanopartículas de Ag. No ensaio em que foi avaliada da ação dos térmitas, as madeiras provindas do clone PB311 também revelaram resultados relevantes, visto que que as amostras impregnadas com nanopartículas apresentaram desgaste e perda de massa menores em comparação à testemunha. Por outro lado, esse resultado não foi observado nas amostras provindas do clone MDF 180. Conclui-se que as nanopartículas de Ag agregam resistência à ação de organismos xilófagos de forma eficiente na madeira de H. brasiliensis em função do clone desta árvore, sendo que a madeira do clone PB311 demonstra agregação de resistência efetiva e a madeira do clone MDF180 não. O tempo de vácuo, usado na impregnação das madeiras, não demonstra influência nos resultados.
Palabras clave: Deterioração da madeira
Preservação da madeira
Campo de apodrecimento
Nasutitermes macrocephalus
Citación: SILVA, Mariana Mattos da. Efeito da incorporação de nanopartículas de Ag na proteção da madeira de Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss.) contra a ação de organismos xilófagos em condições de campo. 2020. 30 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8719
Fecha de publicación: 2-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MARIANA MATTOS DA SILVA.pdf1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.