Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/7804
metadata.dc.type: TCC
Título: Avaliação da cobertura vegetal das Áreas de Preservação Permanente hídricas por meio de imagens WPM/CBERS-4A para o município de Cruzeiro-SP
Autor: Souza, Natália Pereira Rodrigues de
Resumen: O processo de identificação e caracterização do uso e ocupação da terra é fundamental para compreender para quais fins ela está sendo destinada. Para avaliar o uso e ocupação do solo, incluindo as Áreas de Preservação Permanente (APP), as geotecnologias são utilizadas para analisar de forma integrada o ambiente. Isso permite compreender como questões relacionadas a mudanças ambientais se manifestam no espaço. O presente estudo objetivou utilizar técnicas de geoprocessamento para classificar de forma supervisionada o uso e a cobertura do solo no município de Cruzeiro a partir de imagens do satélite WPM/CBERS-4A, permitindo identificar e avaliar as condições das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em relação às legislações florestais brasileiras. Para as análises foi adquirida imagens orbitais do satélite WPM/CBERS-4A, de julho de 2020, e a hidrografia da bacia (nascentes e cursos d’água). A imagem foi processada no software QGIS 3.22 e foi realizada a classificação supervisionada, utilizando o algoritmo de Máxima Verossimilhança (MAXVER). O estudo utilizou técnicas de geoprocessamento para classificar o uso e a cobertura do solo em seis classes temáticas, levando em consideração elementos representativos da paisagem. A partir da classificação, foi possível identificar o percentual ocupado por cada classe temática no município. Além disso, foi realizado um mapeamento das APPs seguindo as legislações florestais brasileiras, com base nos cenários da Lei Federal n.º 12.651/2012 vigente e da Lei Federal n.º 4.771/1965. Os resultados obtidos permitiram verificar que a classificação supervisionada pelo método da Máxima Verossimilhança apresentou acurácia global de 98,93% e índice Kappa de 0,76, indicando qualidade da classificação e caracterização de uso e ocupação do solo da área em estudo. A maior ocupação no território foi classificada como de pastagem (37,44%) e florestas (33,23%). Foi observada uma redução de aproximadamente 5,30% na área das Áreas de Preservação Permanente devido às mudanças na Legislação Florestal. A presença de atividades antrópicas resultou em uma significativa porcentagem de desmatamento das Áreas de Preservação Permanente, sendo 30,55% no Cenário I e 32,82% no Cenário II resultante das classes Pastagens e Solo exposto. Portanto, as imagens do satélite WPM/CBERS-4A podem ser usadas para a classificação de uso e ocupação do solo e seu mapeamento permite caracterizar as condições das Áreas de Preservação Permanente do município de Cruzeiro/SP em relação às legislações florestais brasileiras.
Palabras clave: Geoprocessamento
Sensoriamento remoto
Classificação supervisionada
MAXVER
Legislação florestal
Citación: SOUZA, Natália Pereira Rodrigues de. Avaliação da cobertura vegetal das Áreas de Preservação Permanente hídricas por meio de imagens WPM/CBERS-4A para o município de Cruzeiro-SP. 2023. 37 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7804
Fecha de publicación: 1-mar-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NATÁLIA PEREIRA RODRIGUES DE SOUZA.pdf5.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.