Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/7803
metadata.dc.type: TCC
Título: Avaliação da maciez e das propriedades mecânicas de papéis sanitários comerciais
Autor(es): Coutinho, Marcelle Robledo
Resumo: Os papéis tissue ou papéis sanitários, como o papel toalha, guardanapo, papel higiênico, entre outros, são resultantes de uma mistura homogênea de materiais lignocelulósicos submetidas a um processo de polpação, como o processo kraft, por exemplo, e transformadas em uma massa de fibras, denominada de polpa celulósica. Esses tipos de papéis possuem algumas características especiais, como baixa gramatura e alta capacidade de absorção de líquidos. É um segmento com tendências de crescimento ao longo das últimas décadas, e em especial no período pós pandemia da covid 19, e que vem ganhando força e importância no mercado. Ainda é relevante observar que há um mercado exigente quanto a parâmetros de qualidade desses papéis, devido ao seu uso, estando altamente susceptíveis ao olhar e criticidade do consumidor final quanto ao desenho, brancura, maciez, odor, resistênciaà umidade e absorção. A maciez do papel tissue é a característica de maior relevância em sua produção e consumo, e é também de difícil mensuração e subjetiva ao tato, avaliada através dospainéis de HandFell, e tem relação direta com a satisfação do cliente quanto à classificação dequalidade do produto através da percepção multissensorial. Com esta crescente demanda do setor de Celulose & Papel, e à carência na literatura em relação a qualidade dos papéis tissue, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do ser humano quanto à maciez do papel sanitário de diferentes marcas do mercado nacional e internacional, classificar as mesmas de forma comparativa pelo seu nível de maciez, bem como suas propriedades físico-mecânicas e ópticas, e avaliar a correlação e impacto destas propriedades. Foi observado que a escala de bem-estar dos painelistas não interferiu na criticidade de análise nos painéis de HandFell. O método NSPT – Novo Teste de Painel Sensorial foi avaliado de acordo com as classificações iniciais, finais e ao longo dos painéis, conferindo confiabilidade e relevância para o olhar do consumidor. Quanto às análises físico-mecânicas, as amostras de tissue de origem chilena que contém fibra longa em sua composição, apresentaram gramatura média, volume baixo, absorção média e resistência alta, como esperado. Em relação as amostras nacionais de fibra curta, indicaram uma correlação dos valores de gramatura com a maciez estrutural e superficial. De acordo com a classificação realizada, o volume se manteve em valores médios, sem apresentar grande correlação com o nível de maciez. A amostra A1, de origem nacional classificada como mais macia, também apresentou melhores valores quanto ao volume específicoaparente, resistência à tração, absorção e brancura, podendo então ser considerada a mais adequada aos quesitos avaliados pelo consumidor final de maneira sensorial. A amostra classificada como menos macia, A6, também apresentava gofragem mais marcada e sensação de aspereza.
Palavras-chave: Papel Tissue
Papel Sanitário
Maciez
Citação: COUTINHO, Marcelle Robledo. Avaliação da maciez e das propriedades mecânicas de papéis sanitários comerciais. 2023. 36 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7803
Data do documento: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELLE ROBLEDO COUTINHO.pdf976.27 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.