Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/7104
metadata.dc.type: TCC
Título: Avaliação fitossanitária de espécies da arborização do campus Seropédica da UFRRJ
Autor: Santos, Gabriel Ribeiro Pereira dos
Resumen: A arborização é um instrumento que atua na melhoria da qualidade de vida nas cidades, adequando as espécies arbóreas de acordo com meio urbano. Diversos são os benefícios atribuídos à presença de espaços verdes no ambiente urbano, como: melhoria do microclima, beleza cênica, bem-estar, melhoria na qualidade do ar, saúde física e mental, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Campus Seropédica é reconhecida internacionalmente pelo ensino, pesquisa e extensão e também pela arquitetura e paisagismo. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação fitossanitária de espécies arbóreas pertencentes a família Fabaceae, no Campus da UFRRJ, localizadas próximas aos alojamentos, praça de Desportos, nos arredores do Instituto de Biologia e Instituto de Florestas. Cinco indivíduos de cada uma das espécies encontradas foram devidamente identificados, caracterizados e georreferenciados. Para a análise quantitativa, foi medida a altura geral, altura da primeira ramificação, diâmetro a altura do peito (DAP) e, para a análise qualitativa, foram contabilizados o ataque de fungos e a intensidade (ausente, leve, médio e pesado), ecologia (presença ou ausência de outros grupos, como insetos, líquens e epífitas) a fenologia, e a classificação do estado geral da árvore (ótimo, bom, regular ou ruim); 25 indivíduos foram avaliados, divididos em cinco espécies: Cassia fistula L., onde sua altura média mensurada foi de 6,2 metros e a média do DAP de 25,2 cm. Para espécie Clitoria fairchildiana Howard a altura média foi de 13 m, o DAP médio de 39,73. Libidibia ferrea Mart teve altura média de 6,6 m e DAP de 27,25. A espécie Delonix regia Pod, teve altura média de 13,6 m e DAP médio de 58,51cm, e por fim, a espécie Albizia lebbeck Benth teve sua altura média de 11,4 metros, e DAP médio de 27,31cm. 40% das árvores se encontram em péssimo estágio fitossanitário. São três espécies exóticas; A. lebbeck, C. fistula e D. regia e duas nativas; C. fairchildiana e L. ferrea. Espécies da família Fabaceae são conhecidas pelo seu grande porte dentre as angiospermas, com características variadas, desde grandes árvores das matas tropicais até arbustos e trepadeiras e vivem nos mais variados ambientes, com diferentes latitudes e altitudes, além da importância econômica. Sendo assim, o estado geral das matrizes analisadas neste estudo não encontra-se em boas condições para a arborização do Campus, mas podendo também, reforçar em um maior número de espécies nativas quando houver a necessidade de substituição ou novos plantios.
Palabras clave: Arborização urbana
Angiospermas
Ambiente
Citación: SANTOS, Gabriel Ribeiro Pereira dos. Avaliação fitossanitária de espécies da arborização do campus Seropédica da UFRRJ. 2019. 39 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7104
Fecha de publicación: 28-nov-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GABRIEL RIBEIRO PEREIRA DOS SANTOS.pdf1.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.