Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/7101
metadata.dc.type: TCC
Título: Estratégias de comunicação e marketing para a divulgação do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ
Autor(es): Poubel, Daffylin Lorrany Silva
Resumo: No Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é a única Instituição que oferece o curso de Engenharia Florestal aos participantes do ENEM. Com o novo modelo de ingresso nas Instituições Públicas Federais que é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada desde 2010, os candidatos que realizaram as provas do ENEM escolhem duas opções de curso e aguardam sua classificação. Esse modo de ingresso nas universidades dá a oportunidade aos candidatos que não obtiveram uma pontuação satisfatória para a primeira opção de curso, de se classificarem na segunda opção escolhida. No entanto, alguns candidatos se matriculam nessas condições, iniciam o curso e depois desistem do mesmo, aumentando o índice de evasão dos alunos. Esse fato vem sendo observado no curso de Engenharia Florestal da UFRRJ, o que pode ser atribuído à falta de afinidade com a área florestal, aliada ao desconhecimento prévio da atuação deste profissional. O objetivo deste trabalho foi elaborar um material para a divulgação do curso e esclarecer as dúvidas do público alvo, auxiliando durante a escolha no SISU, captando apenas os alunos realmente interessados e com perfil inerente ao curso de Engenharia Florestal, visando assim amenizar os índices de evasão e melhorar a qualidade do curso. Desse modo, foi preparado um plano de comunicação e marketing que envolve a definição do público alvo da campanha, bem como as estratégias de ação a serem empregadas. Em um levantamento das instituições potenciais para divulgação do curso de Engenharia Florestal no estado do Rio de Janeiro, foi observado que diversas escolas técnicas oferece aos alunos do ensino médio cursos de excelente qualidade em áreas afins. Para captar possíveis ingressantes via SISU para o curso de Engenharia Florestal foi definido que as estratégias de comunicação deveriam englobar ações a serem aplicadas nas instituições de ensino técnico do estado do Rio de Janeiro, afim de facilitar a compreensão do publico alvo, sanando dúvidas recorrentes durante o processo de escolha. Espera-se que essa iniciativa de divulgação e promoção do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ possa atrair estudantes interessados, com perfil de afinidade e que, ao ingressarem na instituição, já tenham um conhecimento básico da área e da profissão, podendo então reduzir o índice de evasão nos primeiros períodos.
Palavras-chave: Comunicação florestal
Extensão florestal
Calouros
Ensino florestal
Citação: POUBEL, Daffylin Lorrany Silva. Estratégias de comunicação e marketing para a divulgação do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ. 2019. 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7101
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAFFYLIN LORRANY SILVA POUBEL.pdf845.41 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.