Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/6113
metadata.dc.type: TCC
Título: Substratos e manejo de recipientes para produção de mudas de Handroanthus impetiginosus (Mart. Ex Dc.) Mattos para arborização urbana
Autor: Oliveira, Crisllara Lilliann Ferreira de
Resumen: A produção de mudas de qualidade, em quantidade adequada e com custos compatíveis, consiste em uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso dos projetos de arborização urbana. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os substratos e o manejo de recipiente de modo a reduzir o tempo na produção de mudas de Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos (ipê-roxo) para fins de arborização urbana. Para tanto, utilizou-se dois substratos, sendo um deles o biossólido. O manejo de recipientes foi realizado de duas formas, sendo o primeiro iniciado em tubete de 280 cm³ (TP), e após 120 dias, as mudas foram transferidas para o pote de 3,0 L. O segundo manejo foi iniciado no pote de 3,0 L (P), onde as mudas permaneceram por 240 dias. O experimento foi constituído por um fatorial 2 x 2, totalizando 4 tratamentos, tendo 5 repetições de 4 mudas. Dados de altura e diâmetro de coleto foram coletados mensalmente para a avaliação do experimento. Foi calculado o crescimento relativo em percentagem das variáveis H e DC entre 90 e 240 dias após a repicagem. Os resíduos foram submetidos ao teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias, onde constou significância. O manejo BIO (biossólido) + P (pote de 3,0L), aos 240 dias proporcionou 86,5 e 75,7% maior crescimento em altura e diâmetro do coleto na produção de mudas de ipê-roxo destinadas à arborização urbana. Recomenda-se então a adoção deste manejo.
Palabras clave: Biossólido
Tubete
Ipê-roxo
Citación: OLIVEIRA, Crisllara Lilliann Ferreira de. Substratos e manejo de recipientes para produção de mudas de Handroanthus impetiginosus (Mart. Ex Dc.) Mattos para arborização urbana. 2019. 41 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/6113
Fecha de publicación: jun-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CRISLLARA LILLIANN FERREIRA DE OLIVEIRA.pdf1.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.