Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/6110
metadata.dc.type: TCC
Título: Adição de sulfato de amônio no processo da compostagem de resíduos de poda urbana
Autor: Marins, Vinícius Resende
Resumen: Os resíduos de poda urbana geram impactos nos aterros sanitários e na sociedade, devido à falta de modelos eficientes para a gestão desses resíduos, que acabam resultando na disposição inadequada desses materiais. Dentre as soluções que merecem destaque, está o processo de compostagem, como métodoambientalmente correto e seguro para a reciclagem e reutilização dos resíduos de poda. A compostagem é um processo aeróbio, controlado, desenvolvido por uma grande diversidade de microrganismos e que resulta na produção de composto orgânico, com potencial uso agrícola. Com vistas a acelerar o processo de compostagem, tendo em vista que o processo demora cerca de 3 meses em decomposição, este trabalho monitorou o desempenho dos tratamentos de resíduos de poda urbana com adição de diferentes doses de sulfato de amônio. Foramadicionadas as doses de 1,46 Kg no tratamento 2 (Relação C/N 25), 3,50 kg/N no tratamento 3 (Relação C/N 30) e 6,34 kg/N no tratamento 4 (Ralação C/N 25) de (NH₄)₂SO₄ por m3 da leira, mais o tratamento sem adição (tratamento 1), ambos comtrês repetições. O processo foi monitorado durante 45 dias, no que se refere a temperatura e o pH, realizando 3 medidas em cada leira. Após o período de maturaçãofoi analisado o volume final do composto, o volume peneirado (malha de 3 mm). O composto apresentou resultados significativamente diferente (utilizando o teste de média tukey) entre os tratamentos, no que se refere a leiras que foram adicionadas o(NH₄)₂SO₄. Além disso, durante todo o processo os tratamentos com adição de (NH₄)₂SO₄ foram observadas diferenças na temperatura e pH. O tratamento com adição do sulfato de amônio com relação C/N 30:1 apresentou maior redução do volume, comparado ao volume inicial. O volume do material peneirado, dos tratamentos com adição de sulfato de amônio, independente das doses tiveram suasmédias sem diferenças significativas. O pH final e a densidade seca dos compostos obtidos estão dentro das faixas consideradas adequadas para todos os tratamentos.
Palabras clave: Sustentabilidade
Resíduos sólidos urbanos
Fertilizantes
Citación: MARINS, Vinícius Resende. Adição de sulfato de amônio no processo da compostagem de resíduos de poda urbana. 2022. 36 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/6110
Fecha de publicación: 14-sep-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Vinícius Resende Marins.pdf1.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.