Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/6109
metadata.dc.type: TCC
Título: Mudas de Poincianella pluviosa (DC.) L.P. Queiroz produzidas em diferentes lâminas de irrigação e substratos compostos por lodo de esgoto e outros resíduos
Autor: Pinto, Victória Vieira Fantaus
Resumen: O Brasil tem hoje uma demanda por 2,1 milhões de hectares de restauração florestal, e como consequência, uma enorme demanda por mudas nativas. Desta forma, torna-se essencial o uso de técnicas que possam maximizar o uso dos substratos e da água de irrigação, visando a produção de mudas de alta qualidade. Diante deste cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar o crescimento de mudas de Poincianella pluviosa (DC.) L.P. Queiroz produzidas em quatro substratos elaborados a partir de diferentes resíduos (subsolo, lodo de esgoto, serragem compostada e moinha de carvão) e sob duas lâminas de irrigação (0,03 L/h e 0,05 L/h) por dia. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com esquema fatorial 4 x 2 (quatro tipos de substratos e duas lâminas d’água), totalizando oito tratamentos. Os materiais foram misturados na proporção 1:1 de modo a compor os substratos S1 – lodo de esgoto puro, S2 – lodo de esgoto + subsolo argiloso, S3 – lodo de esgoto + moinha de carvão e S4 – lodo de esgoto + serragem compostada. Os substratos foram avaliados quanto às suas características físicas e químicas. Foram mensuradas a altura, o diâmetro de colo e a massa seca da parte aérea e radicular das mudas após 105 dias de emergência. Os substratos S1 e S4 apresentaram melhores características físicas e os substratos S1 e S3 exibiram melhor composição nutricional. Para crescimento em altura não foram observadas diferenças entre os substratos e lâminas de irrigação testados. Os substratos constituídos por 50% de lodo e 50% de moinha de carvão ou serragem e com a maior lâmina de irrigação resultaram em mudas com maior diâmetro, biomassa e qualidade, sendo os mais indicados à produção de P. pluviosa.
Palabras clave: Biossólido
Resíduos sólidos
Restauração florestal
Viveiros florestais
Citación: PINTO, Victória Vieira Fantaus. Mudas de Poincianella pluviosa (DC.) L.P. Queiroz produzidas em diferentes lâminas de irrigação e substratos compostos por lodo de esgoto e outros resíduos. 2022. 27 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/6109
Fecha de publicación: 13-sep-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Victória Vieira Fantaus Pinto.pdf476.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.