Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/6108
metadata.dc.type: TCC
Título: Análise do plantio de mudas em vias públicas no município do Rio de Janeiro
Autor: Filardi, Rodrigo Antônio Esteves
Resumen: A arborização urbana é uma forma de tentar aliviar os efeitos das ocupações antrópicas, sendo estes, a diminuição da temperatura, o melhoramento do escoamento superficial, o embelezamento da cidade, entre outros. Embora a atividade de plantar árvores, seja uma das maneiras de se arborizar um local, a gestão da arborização vai muito além do simples ato, necessitando de planejamento, sobretudo no monitoramento dessas árvores recém plantadas que por se encontrarem em um local de grande estresse, devem ser observadas com maior atenção. Sendo assim, faz- se importante o monitoramento dos plantios executados em via pública, afim de validar sua qualidade e proporcionar longevidade e maior aproveitamento dos serviços ecossistêmicos dos plantios executados e do mosaico de espécies que foram inseridas na cidade. O estudo consistiu na avaliação quali e quantitativa dos plantios monitorados pela Fundação Parques e Jardins durante o período de janeiro de 2021 a junho de 2022. Foram contabilizados o plantio de 9442 mudas, de 144 espécies pertencentes a 33 famílias. Representando 10,1% de todo os plantios a Escumilha (Lagerstroemia indica) ganhou destaque como a mais plantada , assim como o Aldrago (Pterocarpus violaceus), que representou 7,66% de todo o plantio. Sendo estas duas espécies de porte médio, justifica a presença das duas como as mais plantadas, em função da rede elétrica aérea como um fator limitante na escolha das mudas. Ao todo, ocorreram plantios em 144 bairros da cidade do Rio de Janeiro, sendo os bairros da zona Oeste com maior incidência de plantios.
Palabras clave: Arborização urbana
Monitoramento
Rio de Janeiro
Citación: FILARDI, Rodrigo Antônio Esteves. Análise do plantio de mudas em vias públicas no município do Rio de Janeiro. 2022. 36 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/6108
Fecha de publicación: 12-sep-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Rodrigo Filardi.pdf562.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.