Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5548
metadata.dc.type: TCC
Título: Procurando Nemo: o uso da animação para o ensino de ciências
Autor: Soares, Bianca Carbogim
Resumen: O cinema, surgido em torno de 1895, pode ser reconhecido como uma linguagem artística muito eficiente na comunicação com as massas; possuindo, desde a sua origem, o poder de tocar o espectador, passando ideais de sociedades e ditando comportamentos. Além de ser uma forma de entretenimento, os filmes apresentam, em sua constituição, a interação entre elementos sonoros e visuais, pensados também, com a finalidade de prender a atenção do espectador e transmitir a ideia principal da cena. Com isso, eles podem ser considerados materiais importantes no processo de ensino-aprendizagem por estimular o pensamento crítico e auxiliar no processo cognitivo de quem o assiste. Dentro desse contexto, surge a ideia do uso de filmes na educação como forma inovadora em comparação aos modelos tradicionais de ensino, visando despertar no aluno o interesse em aprender, trazendo o lúdico para o ambiente da sala de aula e aproximando os conteúdos escolares ao dia-a-dia do aluno. Desta forma, os professores podem utilizar a percepção de seus alunos em relação ao filme para analisar o aprendizado de sua turma, utilizando isso como uma base para suas aulas. Com isso, o ensino será em uma forma de construção de conhecimentos coletivos, não mais em uma forma de transmissão. Com o objetivo de avaliar o uso de filmes de animação na escola, utilizamos, neste trabalho, o desenho animado "Procurando Nemo" (2003) nas aulas de Ciências de turmas do 7º ano do ensino fundamental, do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em Seropédica, Rio de Janeiro. Buscou-se destacar a percepção dos alunos durante a atividade e as potencialidades do uso desse tipo de filme. Assim, através da aplicação desse objeto de aprendizagem em sala de aula, juntamente com a análise de questionários e entrevistas semiestruturadas feitas com alunos e o professor da turma, pôde-se verificar que os estudantes possuem análises críticas quanto ao filme. Destacamos, também, importantes conceitos biológicos e sociais presentes e ressaltamos as entrevistas em grupo na forma de discussão como caminho metodológico que contribui no processo cognitivo dos alunos. Tais resultados obtidos demonstram ser este um recurso didático em potencial na educação, possibilitando abordagem diferenciada dos conteúdos das aulas de Ciências, instigando o raciocínio dos alunos e unindo conhecimento ao entretenimento.
Palabras clave: Filmes de animação
Ensino de biologia
Procurando Nemo
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5548
https://hdl.handle.net/20.500.14407/5548
Fecha de publicación: 12-sep-2013
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Bianca Carbogim Soares.pdf2.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.