Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5547
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação entre o nível educacional dos pais e a afinidade pela genética em alunos de duas escolas de ensino médio do Rio de Janeiro
Authors: Bispo, Luciano Urbani
Abstract: Com o presente trabalho objetivou-se avaliar se a escolaridade dos pais tem alguma influência sobre o interesse e a motivação dos alunos pela genética. Foi analisado também se o uso de atividades lúdicas educativas em sala pode contribuir para o despertar e o aumento do gosto dos alunos pela genética. Para realização deste trabalho foi aplicado um jogo de cartas sobre o conteúdo de genética a duas turmas, uma pertencente a uma Instituição de Ensino Público do município de Seropédica, com 14 alunos e a outra pertencente a uma Instituição de Ensino Particular do município de São João de Meriti, com 27 alunos. Após a aplicação do jogo, foi realizado um questionário socioeconômico e um questionário de opinião sobre a disciplina e o jogo. O Questionário de opinião teve por objetivo avaliar se os alunos foram estimulados a aprender genética e o questionário socioeconômico permitiu-nos conhecer melhor a realidade dos alunos, assim como, determinar o nível escolar dos pais. Observamos que o nível de escolaridade dos pais exerce certa influência sobre o gosto inicial do aluno pela genética e que, atividades lúdicas de ensino de genética ajudam os alunos a desenvolver o gosto pela mesma, que é uma matéria de difícil visualização prática do conteúdo, o que a torna, as vezes, uma aula massante e desmotivante.
Keywords: Ensino de genética
Metodologia de ensino
Motivação
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5547
Issue Date: 18-Sep-2013
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano Urbani Bispo.pdf682.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.