Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5541
metadata.dc.type: TCC
Título: Prospecção fitoquímica da madeira de Eucalyptus grandis W. Hill Ex Maiden tratada termicamente
Autor(es): Santos, Ana Cristina Almeida dos
Resumo: O Eucalyptus grandis é uma espécie exótica e que no Brasil o plantio de Eucalyptus ocupa posição de destaque sendo a maior área de floresta plantada. A madeira da espécie em questão por ser versátil é indicada para usos múltiplos. Possui cor clara, podendo-se utilizar o processo de termorretificação para torna-la mais escura semelhante às madeiras nativas, aumentando sua aceitação no mercado. Esse procedimento irá promover a volatilização e degradação térmica de certos componentes da madeira, destacando os extrativos (taninos, flavonóides, terpenos, etc). Diante disso este trabalho teve como objetivo realizar a prospecção fitoquímica na madeira tratada e não tratada de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden visando compreender a dinâmica dos extrativos em relação ao tratamento térmico. Paras análises utilizou-se a madeira moída tratada e não tratada das regiões interna e externa, preparando os extrativos a partir delas. A abordagem fitoquímica foi realizada a partir da madeira bruta, do extrato hidrofílico e do extrato lipofílico da madeira. As avaliações realizadas com a madeira obtiveram resultados positivos para alcalóides, taninos, flavonoides, xantonas, leucoantocianidinas, triterpenóides e saponinas. Cabe destacar que apenas no cerne pode-se verificar a presença de flavanonóis, flavanonas e saponinas por possuir mais extrativos. Certas classes de extrativos da madeira sofrem influência com o tratamento térmico, sendo elas os taninos, leucoantocianidinas, triterpenóides e saponinas. Pode-se assim verificar que as classes dos flavonóides, xantonas e alcaloides são as mais resistentes ao tratamento térmico. A prospecção fitoquímica permitiu a identificação de classes de classes de extrativos que são mais resistentes ao tratamento térmico.
Palavras-chave: Termorretificação
Extrato hidrofílico
Extrato lipofílico
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5541
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Ana Cristina A. dos Santos.pdf936.93 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.