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metadata.dc.type: TCC
Título: O uso de trilhas interpretativas guiadas como proposta para o ensino de botânica em espaço não formal de educação
Autor(es): Brito, Lilian de Andrade
Resumo: A prática educacional não deve estar restrita às salas de aula, tornando a sua aprendizagem algo previsível e desestimulante aos nossos alunos. Para isso diversas formas alternativas foram criadas visando dinamizar o ensino, convertendo-o em algo prazeroso e divertido, como os jogos, as pesquisas e as atividades práticas, sejam elas laboratoriais ou que possam ser desenvolvidas pelos próprios alunos em outros locais fora da sala de aula. Dentre estas práticas encontramos a realização de atividades em ambientes não formais de educação, que compreendem, entre outros, os jardins botânicos, zoológicos e museus de ciências. Nesses espaços existe uma gama de temas e conteúdos que podem ser trabalhados com estudantes ou qualquer pessoa que possua interesse no assunto, cabendo ao condutor da atividade extrair o máximo que puder destes locais. Para tal, é favorável a presença de um guia preparado para conduzir o trajeto, relatar informações pertinentes e auxiliar em sua compreensão. Em jardins botânicos uma prática muito comum é o desenvolvimento de trilhas, pois elas propiciam o contato direto com o ambiente natural no decorrer de uma caminhada, além de possibilitar a abordagem de uma variedade de temáticas. O presente trabalho visa avaliar a eficiência de trilhas interpretativas guiadas como ferramenta metodológica de ensino. Foram realizadas ao todo cinco trilhas interpretativas guiadas no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com grupos de estudantes com diferentes níveis de escolaridade. De modo geral as temáticas abordadas nas trilhas referiram-se às características e usos das plantas cultivadas no Jardim Botânico, utilizando-se de metodologias adequadas para o público, como a delimitação do percurso, os recursos e a linguagem usada. Ao final das atividades, apesar da diversidade dos grupos, todas as trilhas foram bem sucedidas e enriquecedoras, contando com sugestões e com o conhecimento prévio de cada participante que possibilitaram o alcance dos objetivos traçados.
Palavras-chave: Trilhas interpretativas
Educação
Jardim botânico
Ensino de Botânica
Espaços não-formais de educação
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5526
Data do documento: 26-Abr-2013
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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