Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5522
metadata.dc.type: TCC
Título: A diversidade biológica nas concepções de alunos do ensino superior
Autor(es): Rangel, Amanda Mendes
Resumo: Objetivamos investigar e comparar as concepções alternativas dos alunos da etapa inicial do curso superior de duas áreas distintas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no caso do curso de Ciências Biológicas e Engenharia Química, o que eles sabem sobre a variabilidade genética e como a explicam. A investigação foi realizada por meio de um questionário aberto aplicado a duas turmas do primeiro período dos cursos citados, com a apresentação de algumas imagens mostrando exemplos de variabilidade em determinados grupos de animais e vegetais, antes da aplicação dos questionários. Para analisar os dados, foram agrupadas as respostas que expressam o entendimento dos alunos sobre a questão. A análise indicou que em ambos os cursos a maioria das respostas contemplava a questão da genética, mesmo que de forma superficial, confirmando a importância de se considerar as concepções dos alunos para a construção do processo de ensino-aprendizagem para se perceber as lacunas no entendimento dos fenômenos, revelando também que o modo como o ensino é organizado e desenvolvido muitas vezes pouco contribui para que o aluno desenvolva uma compreensão que se difere daquela adquirida em situações não escolares.
Palavras-chave: Concepções alternativas
Ensino de genética
Variabilidade
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5522
Data do documento: 25-Abr-2013
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Mendes Rangel.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.