Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5522
metadata.dc.type: TCC
Título: A diversidade biológica nas concepções de alunos do ensino superior
Autor: Rangel, Amanda Mendes
Resumen: Objetivamos investigar e comparar as concepções alternativas dos alunos da etapa inicial do curso superior de duas áreas distintas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no caso do curso de Ciências Biológicas e Engenharia Química, o que eles sabem sobre a variabilidade genética e como a explicam. A investigação foi realizada por meio de um questionário aberto aplicado a duas turmas do primeiro período dos cursos citados, com a apresentação de algumas imagens mostrando exemplos de variabilidade em determinados grupos de animais e vegetais, antes da aplicação dos questionários. Para analisar os dados, foram agrupadas as respostas que expressam o entendimento dos alunos sobre a questão. A análise indicou que em ambos os cursos a maioria das respostas contemplava a questão da genética, mesmo que de forma superficial, confirmando a importância de se considerar as concepções dos alunos para a construção do processo de ensino-aprendizagem para se perceber as lacunas no entendimento dos fenômenos, revelando também que o modo como o ensino é organizado e desenvolvido muitas vezes pouco contribui para que o aluno desenvolva uma compreensão que se difere daquela adquirida em situações não escolares.
Palabras clave: Concepções alternativas
Ensino de genética
Variabilidade
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5522
Fecha de publicación: 25-abr-2013
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Amanda Mendes Rangel.pdf1.89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.