Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5521
metadata.dc.type: TCC
Title: Mergulhando na educação: percepção de discentes do ensino médio de uma escola pública do município de Seropédica/RJ a respeito da educação não formal e interdisciplinar
Authors: Veras, Priscila de Cerqueira
Abstract: A educação escolar recebe críticas referente à fragmentação do ensino. Como enfrentamento desta questão apresenta-se a aprendizagem significativa, contextualizada através de temas geradores de cunho interdisciplinar. Consonantes com esta prerrogativa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro através dos Institutos de Biologia e Educação propuseram um projeto de pesquisa e extensão. O projeto Mergulhando na Educação de Seropédica foi implementado junto ao CIEP Brizolão 155 Maria Joaquina de Oliveira desde o ano de 2011. Seu principal objetivo é inserir o universo do mergulho no ambiente escolar facilitando a aprendizagem com real significado para os envolvidos. A estratégia educacional empreendida pretende alcançar esta meta utilizando a trilha subaquática como estratégia de ensino não formal. Em 2013 o projeto foi realizado na Ilha Grande, Angra dos Reis/RJ, atingindo 63 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Estando esta iniciativa ainda no início de seu desenvolvimento como uma ferramenta educacional inovadora, faz-se necessário uma avaliação da percepção dos alunos sobre esta estratégia de educação. Com o objetivo de verificar se o tema “Mergulho” alcançaria a aprendizagem significativa e interdisciplinar de acordo com a visão dos alunos participantes, utilizou-se um roteiro de entrevista semidirigida sobre o tema. Foram selecionados oito alunos cuja narrativa foi filmada e depois transcrita e analisada. As anotações da pesquisadora foram feitas em um diário de campo e também utilizadas na análise dos resultados. Constatamos ao final que a tentativa de estabelecer nexos entre as experiências cotidianas, os conteúdos disciplinares, o mergulho e a ciência foi bem sucedida, favorecendo o rompimento parcial das barreiras disciplinares. Isto também foi resultado do interesse proporcionado pela atividade que beneficiou a aprendizagem significativa, além de oportunizar o autoconhecimento através de descobertas pessoais e coletivas. Neste contexto, o ensino foi proposto de forma lúdica, agradável e contextualizada, facilitando a atribuição de sentido pelos alunos.
Keywords: Mergulho
Aprendizagem significativa
Ferramenta educacional
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5521
Issue Date: 31-Jan-2014
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila de Cerqueira Veras.pdf758.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.