Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5519
metadata.dc.type: TCC
Título: Astrobiologia: concepções alternativas de alunos do ensino fundamental sobre a vida, sua origem, evolução e possibilidades no universo
Autor(es): Monteiro, ícaro de Morais
Resumo: Neste trabalho objetivamos investigar as concepções de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Seropédica (RJ) sobre a Astrobiologia, uma recente disciplina científica que estuda a vida como um elemento intrínseco do universo. Apresentamos um breve resumo da construção da astrobiologia ao longo do tempo, bem como algumas considerações sobre as linhas de pesquisa atuais e perspectivas futuras da busca de vida fora da Terra. Incluímos também uma discussão sobre a definição de vida, e as implicações dessa questão para a pesquisa astrobiológica. Como metodologia de investigação dos conhecimentos prévios dos alunos, usamos questionários compostos por questões objetivas, discursivas e de desenho, versando sobre vida fora da Terra, conhecimentos de Astronomia, religião e outros. Analisamos o conteúdo das respostas de modo a conhecer que concepções esses alunos trazem sobre esse tema tão instigante que se situa na fronteira do conhecimento.
Palavras-chave: Astrobiologia
Concepções prévias
Ensino de ciências
Questionário
Definições de vida
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5519
Data do documento: Set-2013
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ícaro de Morais Monteiro.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.