Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5519
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Astrobiologia: concepções alternativas de alunos do ensino fundamental sobre a vida, sua origem, evolução e possibilidades no universo |
Autor(es): | Monteiro, ícaro de Morais |
Resumo: | Neste trabalho objetivamos investigar as concepções de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Seropédica (RJ) sobre a Astrobiologia, uma recente disciplina científica que estuda a vida como um elemento intrínseco do universo. Apresentamos um breve resumo da construção da astrobiologia ao longo do tempo, bem como algumas considerações sobre as linhas de pesquisa atuais e perspectivas futuras da busca de vida fora da Terra. Incluímos também uma discussão sobre a definição de vida, e as implicações dessa questão para a pesquisa astrobiológica. Como metodologia de investigação dos conhecimentos prévios dos alunos, usamos questionários compostos por questões objetivas, discursivas e de desenho, versando sobre vida fora da Terra, conhecimentos de Astronomia, religião e outros. Analisamos o conteúdo das respostas de modo a conhecer que concepções esses alunos trazem sobre esse tema tão instigante que se situa na fronteira do conhecimento. |
Palavras-chave: | Astrobiologia Concepções prévias Ensino de ciências Questionário Definições de vida |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5519 |
Data do documento: | Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ícaro de Morais Monteiro.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.