Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5517
metadata.dc.type: TCC
Title: Projeto político-pedagógico e planejamento escolar: investigando uma escola municipal (Seropédica-RJ)
Authors: Carvalho, Cássia de
Abstract: Essa pesquisa objetivou discutir os processos de planejamento e organização escolar, através de uma análise do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica CAIC Paulo Dacorso Filho, no município de Seropédica, RJ. Esse estudo utilizou dados qualitativos primários (entrevistas, questionários semiestruturados e participação em reunião pedagógica) e secundários (projeto político-pedagógico). As análises realizadas são fruto da minha experiência no cotidiano escolar. O planejamento, na escola objeto de estudo, é participativo e ocorre em diversos momentos. A mesma oferece espaços de discussão coletiva e divulgação do seu projeto político-pedagógico, o qual é construído de também de modo participativo, apesar de alguns entraves, como estimular a participação da família dos alunos nesse processo. Os projetos desenvolvidos enriquecem o currículo e atuam como meios para atingir suas finalidades. A gestão compartilhada (UFRRJ, estado do RJ e município de Seropédica) ao mesmo tempo em que enriquece práticas pedagógicas, gera conflitos no processo de decisão. O que fica claro é que o projeto político-pedagógico da escola, quando bem construído e administrado, pode ajudar de forma decisiva a escola a alcançar os seus objetivos.
Keywords: Cotidiano escolar
Organização escolar
Planejamento
Projeto político-pedagógico
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5517
Issue Date: 18-Sep-2013
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cássia de Carvalho.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.