Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5517
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Projeto político-pedagógico e planejamento escolar: investigando uma escola municipal (Seropédica-RJ) |
Authors: | Carvalho, Cássia de |
Abstract: | Essa pesquisa objetivou discutir os processos de planejamento e organização escolar, através de uma análise do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica CAIC Paulo Dacorso Filho, no município de Seropédica, RJ. Esse estudo utilizou dados qualitativos primários (entrevistas, questionários semiestruturados e participação em reunião pedagógica) e secundários (projeto político-pedagógico). As análises realizadas são fruto da minha experiência no cotidiano escolar. O planejamento, na escola objeto de estudo, é participativo e ocorre em diversos momentos. A mesma oferece espaços de discussão coletiva e divulgação do seu projeto político-pedagógico, o qual é construído de também de modo participativo, apesar de alguns entraves, como estimular a participação da família dos alunos nesse processo. Os projetos desenvolvidos enriquecem o currículo e atuam como meios para atingir suas finalidades. A gestão compartilhada (UFRRJ, estado do RJ e município de Seropédica) ao mesmo tempo em que enriquece práticas pedagógicas, gera conflitos no processo de decisão. O que fica claro é que o projeto político-pedagógico da escola, quando bem construído e administrado, pode ajudar de forma decisiva a escola a alcançar os seus objetivos. |
Keywords: | Cotidiano escolar Organização escolar Planejamento Projeto político-pedagógico |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5517 |
Issue Date: | 18-Sep-2013 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cássia de Carvalho.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.