Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5514
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Avaliação de livros didáticos do ensino médio: uma análise de ensino do corpo humano |
Autor: | Almeida, Leandro dos Santos |
Resumen: | O livro didático tem como objetivo auxiliar o professor na sua prática pedagógica. Porém, com o passar do tempo, ele tornou-se um determinador do dia-a-dia do professor (SERPA, 1987) devido à fixação de uma cultura onde o melhor livro é aquele que já vem com aulas praticamente prontas. Esse fato também está associado a uma política pública que busca atender uma grande quantidade de alunos em nosso país, mas também acaba por favorecer um número pequeno de editoras, as quais terão uma influência muito forte na forma como o currículo será trabalhado em nosso país. Tendo em vista essa questão, o objetivo do presente trabalho foi analisar livros sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para saber como o ensino do corpo humano está sendo abordado pelos livros didáticos do Ensino Médio. Analisando duas coleções do Programa, pude perceber que está havendo uma grande preocupação em contextualizar o ensino, seja por parte dos organizadores dos livros ou por pressões da política do PNLD. Porém foram encontrados elementos que reforçam um ensino fragmentador dos conteúdos, estereótipos raciais e diversos problemas nos projetos gráficos das coleções que podem acarretar em apropriações equivocadas da realidade que é o corpo humano. |
Palabras clave: | Políticas públicas Livro didático Ensino do corpo humano |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5514 |
Fecha de publicación: | 2-may-2013 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leandro dos Santos Almeida.pdf | 3.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.