Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5514
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação de livros didáticos do ensino médio: uma análise de ensino do corpo humano
Authors: Almeida, Leandro dos Santos
Abstract: O livro didático tem como objetivo auxiliar o professor na sua prática pedagógica. Porém, com o passar do tempo, ele tornou-se um determinador do dia-a-dia do professor (SERPA, 1987) devido à fixação de uma cultura onde o melhor livro é aquele que já vem com aulas praticamente prontas. Esse fato também está associado a uma política pública que busca atender uma grande quantidade de alunos em nosso país, mas também acaba por favorecer um número pequeno de editoras, as quais terão uma influência muito forte na forma como o currículo será trabalhado em nosso país. Tendo em vista essa questão, o objetivo do presente trabalho foi analisar livros sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para saber como o ensino do corpo humano está sendo abordado pelos livros didáticos do Ensino Médio. Analisando duas coleções do Programa, pude perceber que está havendo uma grande preocupação em contextualizar o ensino, seja por parte dos organizadores dos livros ou por pressões da política do PNLD. Porém foram encontrados elementos que reforçam um ensino fragmentador dos conteúdos, estereótipos raciais e diversos problemas nos projetos gráficos das coleções que podem acarretar em apropriações equivocadas da realidade que é o corpo humano.
Keywords: Políticas públicas
Livro didático
Ensino do corpo humano
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5514
Issue Date: 2-May-2013
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro dos Santos Almeida.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.