Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5512
metadata.dc.type: TCC
Título: Pesquisa como princípio educativo na formação de professores de biologia: a influência dos grupos de pesquisa
Autor(es): Chaves, Beatriz Ribeiro
Resumo: Este trabalho busca analisar como a pesquisa pode ser materializada como um princípio educativo na formação do professor. Apresenta como objetivos destacar a pesquisa como um princípio pedagógico de aprendizagem em relação à educação tradicional. Para isso, utilizamos a metodologia de aplicação de questionário, com perguntas referentes à pesquisa de acordo com o propósito do trabalho, a alunos do 5º ao 8º período do Curso de Ciências Biológicas da UFRRJ, para evidenciar algumas lacunas existentes em relação à produção de pesquisa em sala de aula, e também se esses alunos participam de grupos de pesquisa na universidade. Constatou-se que a quantidade de linhas de pesquisa são quase o dobro se comparado ao número de alunos participantes, e esses grupos e linhas de pesquisa precisam de maneiras mais eficientes de divulgação científica para que ganhem mais visibilidade entre os discentes.
Palavras-chave: Formação de Professores
Pesquisa
Ciências Biológicas
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5512
Data do documento: 14-Jul-2014
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Ribeiro Chaves - JUL 2014.pdf824.93 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.