Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5467
metadata.dc.type: TCC
Título: Diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do rio Jararaca, município de Bananal, São Paulo
Autor(es): Moura, Tom Adnet
Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar um diagnóstico ambiental realizado na bacia hidrográfica do rio Jararaca, componente da bacia hidrográfica do rio do Braço, afluente importante do rio Piraí e conseguintemente da grande bacia rio Paraíba do Sul. A bacia se encontra localizada no município de Bananal/SP, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. O diagnóstico foi realizado predominantemente por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Na coleta de dados físicos e socioeconômicos foram utilizadas fontes de dados secundários. Foi realizada uma campanha de campo de reconhecimento e validação dos mapeamentos. Predominantemente a bacia se caracteriza por possuir relevo movimentado, com declividade acentuada, onde predominam as classes de relevo ondulado e fortemente ondulado. A bacia possui área total de 1588,9 ha, dos quais cerca de 883,5 ha são enquadrados como Áreas de Preservação Permanente (APPs) e por isso possuem obrigação legal de estarem recobertas por vegetação nativa. O uso do solo é predominante florestal, 76,8 % das terras se encontram sob formações florestais do domínio da Floresta Ombrófila Densa Montana, em variados estágios de conservação. O restante do uso é de pastagens oriundas principalmente de plantios de café abandonados. A bacia é composta por 21 microbacias. Dentre estas algumas possuem cobertura integral (100%) de formações florestais, enquanto outras apresentam valores inferiores a 20% de cobertura florestal. Considerando a bacia importante no sentido da geração de serviços ambientais, principalmente no tocante a produção de água e conservação da biodiversidade, um bom cenário para a bacia do rio Jararaca é sua inclusão em programas de pagamento por serviços ambientais desenvolvidos no sentido da conservação e restauração de suas microbacias prioritárias em cada situação específica.
Palavras-chave: Geoprocessamento
Serviços ambientais
Bacias hidrográficas
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5467
Data do documento: 31-Out-2012
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tom.pdf5.3 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.