Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5448
metadata.dc.type: TCC
Título: Funcionamento do mecanismo remunerador do projeto Conservador das Águas no município de Extrema-MG
Autor(es): Mello, Caio Gabriel Silva
Resumo: O pagamento por serviços ambientais (PSA) é uma alternativa bastante interessante para a reversão do quadro de degradação ambiental, pois fornece incentivos econômicos aos que participam e colaboram com a preservação e a recuperação de áreas degradadas. O Projeto Conservador das Águas do Município de Extrema, Minas Gerais, é um exemplo bem sucedido desse mecanismo. Este estudo teve como objetivos: descrever o Projeto Conservador das Águas de Extrema; analisar o funcionamento do mecanismo que remunera os proprietários participantes do Projeto; verificar o nível de satisfação dos beneficiários e os benefícios ambientais do Projeto. As principais fontes de dados e informações foram os atos legais de criação e normatização do projeto e a aplicação de questionários a 9 proprietários que aderiram ao projeto. Os principais resultados foram: O Projeto vem demonstrando ser uma alternativa muito interessante para conservação e a recuperação dos recursos naturais; o mecanismo remunerador também se mostra eficiente visto que o incentivo financeiro chega regularmente aos proprietários; os proprietários entrevistados se mostraram satisfeitos com projeto, em sua maioria.
Palavras-chave: Conservador das Águas
Instrumento econômico
Serviço ambiental
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5448
Data do documento: 14-Nov-2012
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caio.pdf461.13 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.