Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5446
metadata.dc.type: TCC
Título: Sistemas agroflorestais: perspectivas de uso em propriedades rurais na região de Cacaria, Piraí-RJ
Autor: Oliveira, Tharsila Lopes da Costa
Resumen: A partir da aparente viabilidade do uso de sistemas agroflorestais em pequenas propriedades, é preciso analisar as informações do estado socioeconômico da área, assim como a percepção ambiental dos proprietários. Objetivando delimitar as perspectivas de uso de Sistemas Agroflorestais (SAFs) no povoado de Cacaria, Piraí, interior do Rio de Janeiro, o estudo foi baseado na aplicação de questionários semi-estruturados direcionados aos produtores rurais, a partir de visitas às propriedades. Foram entrevistados 30 produtores rurais. Dentre estes, 70% são classificados como pequeno produtor rural; 80% responderam obter fonte de renda extra, como aposentadorias; 85% disseram não ter acesso à assistência técnica; 48% desconheciam o significado de SAFs; e ainda, quase a totalidade das propriedades possuíam remanescentes florestais e nascentes. Contatou-se a pequena relação dos produtores com atividades de aproveitamento de subprodutos agropecuários e florestais. A principal atividade econômica local encontrada foi a produção de banana, em forma de monocultivo com baixo uso tecnológico e mão de obra principalmente familiar. Verificou-se a necessidade de madeira por parte dos proprietários, principalmente, como moirão. Além disso, as propriedades apresentaram comumente áreas improdutivas e degradadas. Com os resultados obtidos, podese conhecer melhor a realidade da região e inferir que o manejo das propriedades por meio dos SAFs, podem aumentar a produtividade das propriedades e melhorar as condições de vida das famílias rurais da região. Delimita-se como dificuldade a adoção de SAFs alguns fatores como o acesso dificultado à assistência técnica, baixa diversidade de produtos. E entre os fatores facilitadores da à adoção pode se citar a mão de obra tipo familiar e o baixo uso tecnológico. Perspectiva positiva a implantação de SAFs do tipo silvibananeiros, silvipastoris, hortos caseiros mistos, sistemas agroflorestais regenerativos análogos e taungya, a partir de planejamento específico a cada família da região, caso haja como prioridade a construção de uma educação ambiental. Recomenda-se a realização de plantios agroflorestais em pequenas unidades demonstrativas nas áreas improdutivas encontradas, assim como a realização de feiras com os produtos locais, a realização de oficinas de capacitação, práticas de mutirão etc.
Palabras clave: Aspectos socioeconômicos
Percepção ambiental
Plantios agroflorestais
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5446
Fecha de publicación: 10-nov-2011
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Tharsila.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.