Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5439
metadata.dc.type: TCC
Título: Ensaios de usinagem em amostras da madeira de cinco espécies nativas brasileiras
Autor: Salomone, Luis Gustavo Castro
Resumen: O estudo de espécies nativas é de fundamental importância para o setor moveleiro, para que consigamos melhor aproveitamento da matéria-prima, com melhor qualidade no produto de madeira maciça e custo reduzido. No presente trabalho visou-se comparar ensaios de usinagem em amostras de madeira de cinco espécies nativas do Brasil, avaliando os resultados para cada ensaio realizado de acordo com as normas e procedimentos pré-definidos e comparando-os entre si. Foram avaliadas dez amostras de madeira, sendo duas de cada espécie estudada (Angelim, Cedro, Canela, Ipê e Muiracatiara), com dimensões de 30cm x 12cm x 1,5cm, obtidas em uma marcenaria localizada no bairro do Perequê, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro. Todas as avaliações feitas seguiram os procedimentos descritos na norma americana ASTM D-1666-87. Os ensaios de usinagem realizados foram: furação para cavilha e dobradiça, teste de plaina (aplainamento), teste de lixa (lixamento), fendilhamento por pregos e rasgo lateral. Nos testes de usinagem, a Muiracatiara apresentou o melhor resultado final dentre todas as espécies, demonstrando grande aptidão para o setor moveleiro, enquanto o Cedro apresentou o resultado menos satisfatório, evidenciando uma relação direta da densidade da madeira com os resultados obtidos.
Palabras clave: Usinagem da madeira
Densidade
Madeira nativa
Trabalhabilidade da madeira
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5439
Fecha de publicación: 7-dic-2011
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Luis.pdf897.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.