Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5435
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Capoeira nos espaços de educação: experiências do jogo entre a cultura e a educação formal |
Authors: | Valladares, João Paulo Angeli |
Abstract: | Existem diversos meios de educação que atuam na formação do indivíduo. A vivência cultural diária é um desses meios e dos que mais atua no processo educacional do sujeito. Nossa educação formal, porém, não reconhece ou tem dificuldade no diálogo com outras concepções de educação fora desse espaço. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os elementos constituintes da cultura popular e principalmente da capoeira, reconhecer suas práticas pedagógicas e avaliar como esta manifestação cultural, estando inserida nas instituições formais de ensino, dialoga os saberes do conhecimento popular com os saberes veiculados nesses espaços. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico, além de uma investigação, por meio de entrevistas, de três experiências de trabalho com capoeira em diferentes instituições de ensino. A capoeira é uma manifestação muito ampla que dialoga com diversos campos do conhecimento, além de se fazer por diferentes práticas pedagógicas inerentes à cultura popular. Sua prática proporciona uma vivência integrada de corpo e mente, indivíduo e sociedade, favorecendo aos seus praticantes o contato com uma maneira peculiar de construção do conhecimento que dialoga com a pedagogia da autonomia. |
Keywords: | Educação Cultura Capoeira Autonomia |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5435 |
Issue Date: | 16-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
João Paulo Angeli Valladares - JUL 2014.pdf | 586.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.