Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5435
metadata.dc.type: TCC
Título: Capoeira nos espaços de educação: experiências do jogo entre a cultura e a educação formal
Autor(es): Valladares, João Paulo Angeli
Resumo: Existem diversos meios de educação que atuam na formação do indivíduo. A vivência cultural diária é um desses meios e dos que mais atua no processo educacional do sujeito. Nossa educação formal, porém, não reconhece ou tem dificuldade no diálogo com outras concepções de educação fora desse espaço. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os elementos constituintes da cultura popular e principalmente da capoeira, reconhecer suas práticas pedagógicas e avaliar como esta manifestação cultural, estando inserida nas instituições formais de ensino, dialoga os saberes do conhecimento popular com os saberes veiculados nesses espaços. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico, além de uma investigação, por meio de entrevistas, de três experiências de trabalho com capoeira em diferentes instituições de ensino. A capoeira é uma manifestação muito ampla que dialoga com diversos campos do conhecimento, além de se fazer por diferentes práticas pedagógicas inerentes à cultura popular. Sua prática proporciona uma vivência integrada de corpo e mente, indivíduo e sociedade, favorecendo aos seus praticantes o contato com uma maneira peculiar de construção do conhecimento que dialoga com a pedagogia da autonomia.
Palavras-chave: Educação
Cultura
Capoeira
Autonomia
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5435
Data do documento: 16-Jul-2014
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Paulo Angeli Valladares - JUL 2014.pdf586.18 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.