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http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5434| metadata.dc.type: | TCC |
| Título: | Uma análise curricular de redes públicas de educação: a visão das ciências biológicas |
| Autor(es): | Santos, Gisele Lopes dos |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o currículo da disciplina Ciências nos anos finais do ensino fundamental das redes Estadual de educação do Rio de Janeiro e municipal de Seropédica, RJ. Os documentos analisados foram os currículos mínimos das duas redes de ensino a fim de saber qual a concepção de currículo, quais documentos serviram como base para elaboração do mesmo e como se apresenta a sua organização bimestral ao longo dos quatro anos finais do ensino fundamental. Após a análise foi possível perceber que a rede estadual de ensino não deixa claro quais são os conteúdos que devem ser abordados pelo professor em sala de aula, apresentando apenas o que diz serem competências e habilidades. Já a rede municipal de educação de Seropédica apresenta de forma mais explícita os conteúdos que parecem seguir o que é proposto pelos livros didáticos. Dessa maneira, há uma necessidade iminente de reformulação do currículo mínimo, que poderá se adequar a realidade de cada instituição de ensino. |
| Palavras-chave: | Currículo Ensino fundamental Ciências |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5434 |
| Data do documento: | 10-Jul-2014 |
| Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
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| Gisele Lopes dos Santos - JUL 2014.pdf | 331.52 kB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
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