Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5434
metadata.dc.type: TCC
Título: Uma análise curricular de redes públicas de educação: a visão das ciências biológicas
Autor(es): Santos, Gisele Lopes dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o currículo da disciplina Ciências nos anos finais do ensino fundamental das redes Estadual de educação do Rio de Janeiro e municipal de Seropédica, RJ. Os documentos analisados foram os currículos mínimos das duas redes de ensino a fim de saber qual a concepção de currículo, quais documentos serviram como base para elaboração do mesmo e como se apresenta a sua organização bimestral ao longo dos quatro anos finais do ensino fundamental. Após a análise foi possível perceber que a rede estadual de ensino não deixa claro quais são os conteúdos que devem ser abordados pelo professor em sala de aula, apresentando apenas o que diz serem competências e habilidades. Já a rede municipal de educação de Seropédica apresenta de forma mais explícita os conteúdos que parecem seguir o que é proposto pelos livros didáticos. Dessa maneira, há uma necessidade iminente de reformulação do currículo mínimo, que poderá se adequar a realidade de cada instituição de ensino.
Palavras-chave: Currículo
Ensino fundamental
Ciências
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5434
Data do documento: 10-Jul-2014
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele Lopes dos Santos - JUL 2014.pdf331.52 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.