Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5434
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Uma análise curricular de redes públicas de educação: a visão das ciências biológicas |
Authors: | Santos, Gisele Lopes dos |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar o currículo da disciplina Ciências nos anos finais do ensino fundamental das redes Estadual de educação do Rio de Janeiro e municipal de Seropédica, RJ. Os documentos analisados foram os currículos mínimos das duas redes de ensino a fim de saber qual a concepção de currículo, quais documentos serviram como base para elaboração do mesmo e como se apresenta a sua organização bimestral ao longo dos quatro anos finais do ensino fundamental. Após a análise foi possível perceber que a rede estadual de ensino não deixa claro quais são os conteúdos que devem ser abordados pelo professor em sala de aula, apresentando apenas o que diz serem competências e habilidades. Já a rede municipal de educação de Seropédica apresenta de forma mais explícita os conteúdos que parecem seguir o que é proposto pelos livros didáticos. Dessa maneira, há uma necessidade iminente de reformulação do currículo mínimo, que poderá se adequar a realidade de cada instituição de ensino. |
Keywords: | Currículo Ensino fundamental Ciências |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5434 |
Issue Date: | 10-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gisele Lopes dos Santos - JUL 2014.pdf | 331.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.