Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5433
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Concepções pedagógicas e metodologias de ensino de professores de ciências e biologia - um estudo de caso em escolas do município de Seropédica, Rio de Janeiro |
Autor(es): | Moura, Renan Fernandes |
Resumo: | No atual contexto histórico, é evidente a importância dos professores na sociedade. Menos evidente, é o fato de que a profissão exige mais que um “dom” e “paciência” para lidar com alunos. O professor também é um profissional técnico, que se esforça e trabalha com base em conhecimentos científicos sólidos, oriundos de anos de pesquisas provenientes de diversas áreas. A educação, assim como a sociedade, é um fator altamente mutável, que se transforma e renova ao longo das épocas. Dessa forma, é importantíssimo que o professor tenha uma postura crítica/reflexiva a respeito de seu trabalho e, principalmente, de como seus alunos aprendem. Por meio de entrevistas, esse trabalho buscou entender e discutir as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino de 12 professores de ciências e biologia em oito escolas no município de Seropédica, Rio de Janeiro. Os resultados desse trabalho indicam que, de modo, geral, reverberam nos professores muitos aspectos tradicionais de ensino. Todavia, fica evidente que as concepções de ensino dos mesmos eventualmente caminham em direções opostas, apresentando contradições em determinados momentos. No Brasil, o professor pode encontrar barreiras, tanto estruturais, quanto burocráticas, capazes de limitar sua atuação. Portanto, acredito que alguns dos aspectos mais criticados com relação às concepções pedagógicas e/ou aos métodos de ensino são empurrados ao professor, que deve, inevitavelmente, aceitá-los. |
Palavras-chave: | Modelos pedagógicos Macrotendências Metodologias de ensino Ciências Biologia |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5433 |
Data do documento: | 8-Jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renan Fernandes Moura - JUL 2014.pdf | 854.19 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.