Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5433
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções pedagógicas e metodologias de ensino de professores de ciências e biologia - um estudo de caso em escolas do município de Seropédica, Rio de Janeiro
Authors: Moura, Renan Fernandes
Abstract: No atual contexto histórico, é evidente a importância dos professores na sociedade. Menos evidente, é o fato de que a profissão exige mais que um “dom” e “paciência” para lidar com alunos. O professor também é um profissional técnico, que se esforça e trabalha com base em conhecimentos científicos sólidos, oriundos de anos de pesquisas provenientes de diversas áreas. A educação, assim como a sociedade, é um fator altamente mutável, que se transforma e renova ao longo das épocas. Dessa forma, é importantíssimo que o professor tenha uma postura crítica/reflexiva a respeito de seu trabalho e, principalmente, de como seus alunos aprendem. Por meio de entrevistas, esse trabalho buscou entender e discutir as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino de 12 professores de ciências e biologia em oito escolas no município de Seropédica, Rio de Janeiro. Os resultados desse trabalho indicam que, de modo, geral, reverberam nos professores muitos aspectos tradicionais de ensino. Todavia, fica evidente que as concepções de ensino dos mesmos eventualmente caminham em direções opostas, apresentando contradições em determinados momentos. No Brasil, o professor pode encontrar barreiras, tanto estruturais, quanto burocráticas, capazes de limitar sua atuação. Portanto, acredito que alguns dos aspectos mais criticados com relação às concepções pedagógicas e/ou aos métodos de ensino são empurrados ao professor, que deve, inevitavelmente, aceitá-los.
Keywords: Modelos pedagógicos
Macrotendências
Metodologias de ensino
Ciências
Biologia
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5433
Issue Date: 8-Jul-2014
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan Fernandes Moura - JUL 2014.pdf854.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.