Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5431
metadata.dc.type: TCC
Title: A evolução biológica em livros didáticos de biologia do ensino médio
Authors: Melinski, Ramiro Dário
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise crítica de conceitos relacionados à Evolução Biológica presentes nos livros didáticos do Ensino Médio adotados nas escolas públicas brasileiras. As coleções didáticas analisadas fazem parte da recomendação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais precisamente o Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2009 para o Ensino Médio. Este programa seleciona livros que podem ser adotados pelas escolas no ensino de Biologia no Ensino Médio. Foi realizada uma análise quantitativa do conteúdo sobre Evolução presente em cada obra, visando compreender o grau de importância dado ao assunto pelas editoras perante o programa educacional no Brasil. Também foi realizada uma análise qualitativa dos conteúdos, focando as teorias de Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck, considerados os principais personagens na história do pensamento evolucionário, com o objetivo de identificar a presença de equívocos clássicos acerca dos conteúdos sobre as teorias destes dois naturalistas. O PNLD é um programa que atua em todo território nacional e, portanto, os livros empregados por ele podem representar registros públicos e históricos do provável cenário educacional e dos conteúdos ensinados.
Keywords: Darwin
Ensino de biologia
Evolução biológica
Lamarck
Livros didáticos
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5431
Issue Date: Sep-2013
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramiro Dário Melinski - SET 2013.pdf676.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.